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4 dicas para dor na coluna

Data de postagem 15/08/2022 | escrito por

Dores nunca são bem vindas por ninguém. Além de criar situações extremamente desconfortáveis, as dores são responsáveis por retirar toda a sua autonomia e independência para as atividades do dia a dia. Anote essas quatro dicas para dor na coluna e viva uma vida sem dores.

A dor nos permite concluir muitas coisas. Como um sinal de alerta essa reação do corpo é como um aviso de que algo não está bem em alguma esfera do nosso dia a dia.

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Além disso, esse importante mecanismo de reação nos permite evitar muitos problemas em relação à postura, ergonomia ou sobrecargas das articulações ou músculos.

Dessa forma não podemos negligenciar a dor. Dentro do nosso organismo há lugar para esse aviso, contudo, o que devemos fazer é tratar de imediato a dor.

Quanto mais rápido nos livramos da dor mais rápido aproveitamos a vida.

Dor na coluna

A dor de coluna é uma das piores dores, não em nível de gravidade, sensibilidade ou tolerância, mas sim em grau de como a dor na coluna envolve todo o resto do seu corpo.

Dores na coluna vão além de simples dores. É a coluna que sustenta todo o corpo, promove a locomoção e é parte integral em quase todos os movimentos do corpo.

É a sua coluna que te permite caminhar sem muitos esforços, alcançar locais mais altos, ler um bom livro ou praticar atividades e exercícios físicos.

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Agora imagine todas essas atividades comprometidas por causa de dor na coluna. Só de imaginar já dá para sentir as perdas materiais e imateriais.

Causas da dor na coluna

Há muitos motivos para ter dores na coluna. Má postura, vícios de postura acumulados ao longo de anos, deficiência ou má formação nos ossos, músculos fracos. Isso só para começar.

Além disso, pode haver um único motivo ou o acúmulo de mais de um motivo, além de características que só agravam ainda mais o quadro.

O que deve ser levado em consideração aqui é o seguinte raciocínio: há muitos motivos para ter dor na coluna, mas a quantidade de tratamentos e a cura é menor.

Ou seja, você pode tratar uma ou mais fontes da sua dor de coluna com poucos passos, em especial com um tratamento preventivo eficiente. Como sempre dizemos aqui:

O melhor remédio é a prevenção.”

E uma das melhores formas de se prevenir de futuras dores na coluna é o movimento, a atividade física e o acompanhamento de profissionais qualificados.

Na Vincere você encontra tudo isso e mais um pouco, venha conhecer o método ideal para você e que já melhorou a vida de muita gente.

Vamos às dicas para os seus problemas de dor na coluna.

Fortaleça os músculos

Uma causa comum para os problemas de coluna mas que é negligenciada por muitos é ter músculos fracos.

Quando você não tem a região de sustentação do corpo forte, ou seja o conjunto de músculos que te mantém em pé (abdômen, dorsal, oblíquos e glúteos) é normal sentir dores na coluna.

Esse cenário se dá pelo fato dos seus ossos serem sobrecarregados com a carga do seu corpo e, sem o auxílio dos músculos de sustentação e auxiliares, isso gera impactos desnecessários para a coluna como um todo.

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Lembre-se que o seu organismo é muito complexo e caso esse sistema não esteja em perfeito funcionamento, ou o mais otimizado possível, haverá desgaste e sobrecarga nos outros componentes.

Fortalecer os seus músculos é crucial para manter a postura e evitar os atritos e sobrecargas que não são projetados para a coluna. Além é claro de melhorar sua qualidade de vida como um todo.

Fique atento a sua postura

Sua coluna foi “planejada” para ser a base da sustentação correta do seu corpo. Tudo dentro do seu organismo é fruto de anos de melhoria contínua e deve funcionar na mais perfeita sincronia e sem desvios de rota.

Todo esse cenário perfeito é desfeito por um simples vício de postura e o acúmulo de anos de má postura têm como resultado dor na coluna, no corpo e na vida.

Estar atento a sua postura é uma forma de compreender a fundo como o seu esqueleto é projetado e evitar ao máximo sobrecargas e posturas nada ergométricas no dia a dia.

Andar da maneira correta, sentar da forma correta e até mesmo dormir do jeito certo farão da sua vida outra vida. Todos esses itens comprometem não apenas a sua coluna como todo o seu esqueleto.

Saber qual é a postura correta é uma atividade simples mas que requer especial atenção, afinal você não é capaz de olhar para si próprio e corrigir os pequenos detalhes da má postura.

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Dessa forma ter um profissional na área da reabilitação é o mais recomendado. Instrutor de pilates, fisioterapeuta ou professor de RPG podem ser muito úteis nesse item.

Divida bem a sua rotina de trabalho

Há mais de uma maneira de se trabalhar e a recomendada para quem sofre com dor na coluna é a modalidade de trabalho por etapas, ou trabalho intervalado.

Passar muito tempo do seu dia sentado é um alerta vermelho para a sua coluna. Passar o dia todo em pé é horrível para a sua postura. Ficar o dia todo deitado não te faz produtivo.

Tudo isso deve ser considerado na hora de planejar o seu dia a dia de trabalho e principalmente o ambiente em que você trabalhará.

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O recomendado aqui é buscar dividir o seu tempo entre momentos sentado trabalhando, intervalos onde você possa sair e andar um pouco e também o fim da sua rotina, quando você se deita para dormir.

Dividir de maneira a otimizar o seu trabalho que é o desafio aqui e podem ser empregadas diversas técnicas como pomodoro, alongamento entre cada atividade feita e também meditação dentro da jornada de trabalho.

Como muitas dessas opções dependem do ambiente no qual você trabalha, tente buscar o que for possível dentro da sua realidade hoje.

Faça exercícios para a dor na coluna

Você pode aumentar a força dos músculos que cercam a coluna, pode melhorar a elasticidade de todo o corpo, aprender a alongar a região lombar. Tudo isso ajudará na hora de melhorar a sua dor na coluna.

Parece algo simples, básico, mas se for bem executado e com uma boa constância trará resultados sólidos e significativos no passar do tempo.

Os exercícios para melhorar a dor na coluna devem ser assistidos por um profissional da área, quer seja um professor de educação física, fisioterapeuta e instrutor de RPG, Yoga ou Pilates.

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O recomendado aqui é buscar a informação e a instrução no local certo e com uma pessoa disposta a ajudar, caso contrário os efeitos poderão ser contrários e as suas dores na região lombar serem agravadas.

Lembre-se o melhor remédio é não precisar de remédio, a prevenção é o melhor caminho para uma vida sem dores e mais gostosa de ser vivida.