voltar

4 formas para acabar com a dor de coluna

Data de postagem 08/08/2022 | escrito por

Uma das coisas mais chatas que vêm junto com a idade é a dor de coluna. Quanto mais avançamos na roda do tempo adquirimos mais maus hábitos e isso reflete na nossa vida. Descubra agora 4 formas para acabar com a dor de coluna.

maneiras para acabar com as dores

Boa parcela das dores que adquirimos com o passar da vida são reflexos de hábitos que infelizmente cultivamos durante a execução das rotinas diárias.

Pode parecer bobagem, mas apenas o ato de sentar de forma errada por ser o dominó inicial para problemas sérios de coluna ou de outras dores.

Além desses maus hábitos herdados há outro fator chave para que a mobilidade se torne mais difícil com o avanço da idade: a falta de exercícios físicos.

Ter um corpo preparado para a rotina do dia a dia é algo simples, mas que requer constância e, vez ou outra, negligenciamos o que há de mais importante, nossa saúde, por preguiça ou falta de motivação.

Não há segredos: a vida que você leva hoje é reflexo das escolhas que você fez ontem.

Tome atitudes que irão te proporcionar formas para acabar com a dor de coluna antes mesmo dela existir.

Em outras palavras:

o melhor remédio é a prevenção”

Assim as melhores maneiras para acabar com a dor de coluna envolvem a melhoria da postura, acompanhamento fisioterapêutico, exercício regular e bom descanso.

Coisas simples, que se bem executadas levarão a uma vida sem dores, sem limitações e com muita felicidade para você e para todos que te amam.

Melhore a sua postura

Boa parte dos problemas de coluna são resultados de má postura em relação ao sentar e ao andar.

Para acabar com essas dores e desconfortos o ideal é compreender no que a postura está inadequada e corrigir o quanto antes.

Contudo, ressalvas são necessárias, afinal não podemos corrigir em duas ou três sessões ou por meio de pequenas mudanças de hábitos que esses resultados serão consolidados e sentidos de fato.

Entenda a raiz da sua dor de coluna

Apenas mudar a postura não será o primeiro passo para acabar de vez com as suas dores lombares. É preciso ir mais a fundo e descobrir o que gera aquela dor.

Uma cadeira que não é ergonômica, o hábito de usar o celular sempre com o pescoço voltado para baixo ou até mesmo a cama que você dorme podem ser a raiz desse problema.

dores na coluna, dor lombar

Busque fazer pequenos testes durante a sua jornada. Teste do tipo A-B, onde são trabalhados dois tipos de ambiente e de modos, podem ser de grande valia para essas situações.

Corrija o erro na raiz, ou seja, se é a sua cama que te atrapalha tente mudar de cama. Se é o celular que atrapalha a sua postura do pescoço e isso “desce” para a lombar gerencie o seu uso do smartphone.

Compreender a origem da dor é o que faz o tratamento ser efetivo.

Fortaleça a região afetada

Se a sua lombar ou as suas costas estão doendo é bem provável que os músculos de sustentação dessa área estejam fracos.

Não apenas pelo mau uso como também pela falta de uso, então busque o auxílio de um profissional qualificado, como os da Vincere, e fortaleça essa região para evitar futuros problemas.

Busque um fisioterapeuta

Buscar a ajuda de um profissional qualificado, atencioso e compreensível é o que torna qualquer tratamento simples, simples e efetivo.

Não faz sentido ter um método revolucionário, com a maior simplicidade e pompa do mundo, se ele não é efetivo.

fisioterapeuta para dores na lombar, dores nas costas, como acabar com as dores nas costas

Um bom fisioterapeuta será não apenas o seu guia para uma vida sem dor, como também um bom amigo nos momentos de sessão, um “coach” nos alongamentos e alguém com quem você poderá contar nos momentos que se sentir desmotivado.

O apoio de um fisioterapeuta é uma das melhores maneiras para acabar de vez com as dores nas costas e lombar.

Faça atividade física regularmente

Como diz o nosso slogan:

Prevenção e movimento”

Ou melhor dizendo: “prevenção é movimento”.

Atividades físicas para acabar com a dor nas costas, dor na lombar, dores nas costas

Para ter uma vida plena e sem dores nas costas é preciso ser ativo de uma maneira consciente e com assertividade no que é buscado.

Exercícios físicos para um corredor são diferentes de atividades físicas para uma pessoa com mais de quarenta anos que quer “apenas” melhorar a sua qualidade de vida.

Saber diferenciar o local onde você achará cada um desses profissionais é o que trará o resultado que você quer.

Na Vincere temos um programa de exercícios voltados para a estimulação e fortalecimento do musculoesquelético como um todo, em outras palavras, você entra bom e sai melhor todos os dias.

As principais consequências do exercício regular na sua vida são as seguintes:

  • Melhoria da circulação sanguínea;
  • Melhoria do humor;
  • Fortalecimento dos ossos;
  • Melhoria na pressão arterial;
  • Redução significativa das dores e incômodos;

Entre inúmeros outros que só serão sentidos após as suas primeiras consultas.

Descanse bem

Descansar bem é fundamental para evitar dores de coluna, lombar ou qualquer outra região do corpo.

Descansar é algo subvalorizado na nossa cultura do trabalho constante e contínuo, porém faz toda a diferença para quem busca uma vida plena sem dores ou incômodos.

Mas fique atento. Descansar bem não é o mesmo que descansar muito ou dormir demais, muito pelo contrário: quem dorme demais está mais propenso a ter dores na lombar porque passa mais tempo deitado.

O ideal é que você busque um bom local para descansar e dormir. Um ambiente que seja bem arejado e fresco, além de possuir uma iluminação propícia para o descanso e que permita dormir sem incômodos luminosos durante a noite.

O descanso é crucial porque promove a recuperação dos músculos e areja a cabeça, preparando não somente o corpo como a mente para a rotina diária e os desdobramentos do dia a dia.