Blog

diabetes

5 cuidados essenciais para diabéticos na prática de atividade física

A produção ineficiente de insulina e a consequente desregulação dos níveis de glicose no sangue são as principais características do diabetes, uma condição que afeta mais de 13 milhões de pessoas no Brasil, conforme a última pesquisa da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Tanto as pessoas portadoras da doença quanto aquelas sem a condição podem se beneficiar da prática regular de atividades físicas e evitar prejuízos devido ao sedentarismo.

Uma pesquisa científica feita no Brasil identificou uma melhora considerável da saúde de pessoas com diabetes após a prática de exercícios. Entre os principais benefícios estão a redução de fatores de risco para a saúde cardiovascular, a manutenção de um peso saudável e o controle glicêmico.

No caso de indivíduos com o tipo 1 da condição, os exercícios físicos auxiliam também no aumento da expectativa de vida, além de prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Neste artigo, citaremos 5 medidas que garantirão uma prática segura para essas pessoas. Continue lendo!

1. Diabetes e acompanhamento médico

Primeiro, é fundamental consultar um profissional antes de iniciar a prática de atividades físicas.

Assim, é possível obter orientação para o seu caso específico e condução de medidas que podem evitar eventos metabólicos negativos.

Além disso, um profissional também pode oferecer orientações sobre a alimentação e o uso correto de medicamentos.

O tipo de exercício realizado e a frequência podem exigir alimentações diferentes para garantir a manutenção dos níveis adequados de glicose.

Portanto, como cada caso tem características próprias, a busca por um profissional garante a obtenção de conselhos assertivos e seguros.

2. Monitoramento da glicose

O monitoramento da glicose é outra medida extremamente simples, que pode fazer toda a diferença para diabéticos que praticam atividades físicas.

Com um aparelho portátil, a própria pessoa pode aferir os seus níveis de glicose e garantir que sua alimentação e preparação prévia possibilitaram a realização segura dos exercícios, evitando surpresas indesejáveis.

3. Alimentação controlada para pessoas com diabetes

Mesmo sabendo que os carboidratos são essenciais para a obtenção de energia, manutenção da glicemia, e, consequentemente, redução do risco de hipoglicemia, a pessoa com diabetes não deve abusar do consumo desse tipo de alimento.

Nesse sentido, a dieta ideal deve contemplar a situação específica do indivíduo, garantindo, além da manutenção da saúde, um bom desempenho nas atividades.

4. Escolha de atividades físicas seguras para diabetes

Ao escolher atividades físicas direcionadas ao controle do diabetes, é essencial priorizar a segurança.

Atividades como pilates clínico, treinamento funcional, yoga e alongamento são altamente recomendadas por serem de baixo impacto e eficazes na promoção da circulação sanguínea e fortalecimento muscular.

Iniciar qualquer programa de exercícios sob orientação e acompanhamento de um profissional qualificado garante a realização segura e eficaz.

A prática regular e moderada dessas atividades também pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, reduzir o risco de complicações e promover o bem-estar geral dos pacientes diabéticos.

5. Tratamento personalizado

A realização de uma rotina de exercícios inadequada pode, além de não promover benefícios para a pessoa com diabetes, provocar lesões e possíveis riscos para a saúde.

Desse modo, investir em um tratamento personalizado, adequado para as suas necessidades e objetivos, é o caminho ideal para alcançar o bem-estar e ainda garantir um envelhecimento saudável.

O Método Integrado Vincere ® é uma opção eficaz para um plano de atividades físicas personalizado. A abordagem integra diferentes técnicas, tais como a musculação terapêutica, pilates clínico e treinamento funcional realizados por fisioterapeutas que se preocupam com a redução de impacto nas articulações.

Com o programa, o paciente com diabetes conseguirá não apenas melhorar sua saúde geral, mas também fortalecer os músculos, controlar melhor os níveis de glicose no sangue e aumentar sua resistência física.

Todos esses benefícios podem ser conquistados com um método seguro, que respeita suas características individuais e vulnerabilidades, e com o suporte de uma equipe especializada.

A prevenção aliada para pacientes com diabetes

É importante dizer também que o exercício é não apenas benéfico, mas essencial para pacientes com diabetes, principalmente como uma medida preventiva contra outras condições de saúde.

A atividade física regular ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina, promove a perda de peso e reduz a pressão arterial, fatores essenciais na prevenção de doenças cardíacas, AVC e outras complicações comuns associadas ao diabetes.

Além de fortalecer o sistema imunológico e melhorar o humor, a prática regular de exercícios também contribui para a saúde óssea e muscular, proporcionando o bem-estar dos pacientes diabéticos.

Fisioterapia preventiva na Clínica Vincere

Outra vantagem do Método Integrado Vincere® é a sua atuação na prevenção de problemas de saúde e de lesões por meio do fortalecimento de regiões vulneráveis do corpo, da correção de desequilíbrios musculares e da melhora da postura.

Com esses cuidados, é possível garantir não só a manutenção da saúde atual, mas também um envelhecimento com alta qualidade. Então entre em contato e agende sua sessão na Clínica Vincere.

Clínica Vincere
✅WhatsApp (11) 96666-9575
📍Unidades Moema e Itaim Bibi – SP
RT: Amanda Pereira da Silva (CREFITO 3 – 302269-F) e Larissa Weissheimer (CREFITO 254994-F)