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5 dicas para abandonar o sedentarismo

Data de postagem 18/10/2016 | escrito por

“O sedentarismo favorece o surgimento de doenças crônicas”

Dr José M Santarem

Sedentarismo é definido como a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna.

Se você se considera sedentário, mesmo sabendo que é prejudicial à saúde, que leva a riscos cardíacos, que eleva o risco de desenvolver diabetes e, mesmo assim, não consegue mudar de atitude. Saiba que não é tão difícil assim e que começando com 2 horas semanais você já consegue grandes mudanças na sua saúde. Aqui na VINCERE entramos na trincheira ao seu lado, em guerra contra seu sofá e te ajudamos a deixar de lado a preguiça e adotar um estilo de vida saudável e ativo.

É importante lembrar que a prática de exercícios é apenas um dos passos para se ter uma vida saudável. Antes de mais nada, devemos pensar em nosso bem-estar. Ao viver um dia-a-dia de academia, você começa a colocar a disciplina do exercício, associada à outras práticas saudáveis como uma boa alimentação e atitudes positivas diante das situações da vida, elevando sua autoestima e consequentemente seu bem-estar.

Não quer dizer que vai tudo acontecer amanhã, paciência e perseverança são fundamentais para alcançar o bem-estar em um corpo não condicionado fisicamente e psicologicamente. Precisa haver uma adaptação aos treinos e alimentação saudável. Dietas malucas e treinos sem supervisão são extremamente arriscados, geradores de lesões e desilusões. Siga nossas dicas para começar a guerra. Guerra contra seu sofá!

1)    Faça uma Avaliação Física séria

A Avaliação Física é hoje a maior ferramenta que temos para conhecer nossa condição musculoesquelética. O que isso quer dizer? Isso significa que é uma maneira de entender realmente como estão os nossos músculos e o nosso corpo antes de começar a praticar uma atividade física.

Especialmente para os sedentários por longos períodos, a avaliação inicial permite identificar alguma lesão escondida, o nível de condicionamento físico ou alguma característica individual para que o educador físico passe o treino mais adequado para cada perfil, ou até recomende uma consulta médica. Assim, além dos benefícios estéticos, o treinamento proporcionará mais saúde e evitará lesões.

2)    Estabeleça um treino personalizado

O treino personalizado, possível após a avaliação física, vai garantir a adaptação do seu corpo aos novos estímulos. Um treino saudável requer uma recomendação progressiva de desenvolvimento. Seu treinador saberá a quantidade de tempo que você vai treinar semanalmente para não colocar sua saúde em risco.

Preste atenção às respostas do seu corpo aos exercícios e respeite-as. Sentiu dores por mais de 72 horas, tem algo errado.

3)    Mantenha-se motivado

Equilibre mente e corpo. Coloque-os no mesmo rumo. Pense que para ter um corpo saudável, você precisa pensar saudável. Fique preparado para vencer o cansaço do trabalho e o apelo do sofá.

4)    Estabeleça metas factíveis

Suas metas devem ser realistas, não importa quais sejam. Melhor se programar para caminhar 2 km do que perder 15 kg, pois a primeira meta é mais fácil de alcançar e depois de superar. A segunda meta é consequência.

Lembre-se de começar devagar, e comparar os progressos para manter a motivação. Refaça avaliações físicas periodicamente. Elas identificarão que, mesmo que seu peso não tenha alterado tanto, seu percentual de gordura corporal caiu de forma significativa e suas medidas também reduziram, mantendo sua motivação em alta apesar da balança estar dizendo o contrário.

5)    Mude sua alimentação

Se sua dieta diária inclui gordura, açúcares, sódio e outros elementos perigosos em excesso, não se surpreenda quando problemas de saúde começarem a aparecer. Geralmente pessoas sedentárias não se importam muito com a qualidade da alimentação, mas ao começar a prática de exercícios físicos é importante adotar uma alimentação balanceada que inclua todos os nutrientes necessários para sua nova vida saudável. Para isso, temos especialistas em nutrição que trabalham alinhados com nossos treinamentos.

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