voltar

A Avaliação Fisioterapêutica Postural vai orientar o seu tratamento

Data de postagem 29/05/2017 | escrito por

A AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA POSTURAL VAI ORIENTAR O SEU TREINAMENTO.

Antes de falar sobre avaliação fisioterapêutica postural deixa eu te contar 3 coisas:

1- Podemos ter uma inflamação ou mais, em curso, no nosso sistema músculo-esquelético AGORA. Mas não sabemos porque o cérebro tenta resolver a situação sem nos “incomodar” até onde ele pode.

Quando não dá mais ele sinaliza com a dor para limitar o nosso movimento e impedir que a inflamação piore. Só que nesse momento a inflamação já está num pico acima de 95% de seu estágio de evolução.

2- Seu cérebro trabalha o tempo todo tentando manter seu eixo postural alinhado com o solo. Para te manter “em pé” o cérebro desenvolve atalhos para manter esse equilíbrio. A esses atalhos, damos o nome de compensação postural.

Por exemplo, se o seu joelho tiver um pequeno desvio você vai poder desenvolver um pequeno desvio no quadril, nos pés ou na coluna, para “compensar” aquele desvio e te manter alinhado com o solo.

O mesmo acontece quando você tiver uma dor frequente, mesmo que pequena, numa articulação. Seu corpo vai naturalmente proteger aquela estrutura fazendo compensações em outras estruturas.

3- O Fisioterapeuta é o profissional da saúde mais capacitado para fazer uma avaliação postural, pois a ele é dada essa missão durante sua formação acadêmica. Até por isso, a esse profissional cabe a aplicação da técnica fisioterapêutica chamada RPG, ou Reeducação Postural Global.

Somente através de uma avaliação Fisioterapêutica Postural complexa e detalhada podemos conhecer essas compensações e melhor propor formas de tratamento que venham proteger as outras estruturas para que elas não se tornem novos focos de inflamação e dor.

Em nossa avaliação Fisioterapêutica Postural levamos em consideração um grupo de informações que permitem a tomada de decisões importantes na definição da estratégia de tratamento.

São elas:

  • Histórico patológico pregresso;
  • Recomendações médicas;
  • Exames de imagem (Morfologia e função tecidual);
  • Inflamações explícitas e sobrecargas por compensações;
  • Laudos médicos;
  • Avaliação postural completa e detalhada;
  • Exame clínico de movimentos e caminho da dor;
  • Compensações posturais.

O resultado de uma Avaliação Fisiopostural Postural é um Laudo Fisioterapêutico que pode ser entregue a qualquer profissional de fisioterapia, ao seu médico, profissionais capacitados a ler o laudo e ajudá-lo a controlar esses focos expostos à inflamações, lesões e dor.

A VINCERE através de um bom Laudo FISIOTERAPÊUTICO POSTURAL consegue propor um tratamento que vai seguir uma cronologia lógica e objetiva em busca do controle e prevenção de novas ocorrências, buscando sempre uma melhor qualidade de vida de nossos pacientes.

Através do laudo vamos saber MUITO de você e poder propor o melhor em promoção de saúde e bem estar.

Treinamento Integrado Vincere
Tratamento Integrado Vincere – Receba mais informações.

Siga-nos no Instagram @vincere.fisio

Conheça nossas soluções Acesse