voltar

Como não sofrer com a dor no joelho

Data de postagem 19/08/2022 | escrito por

A primeira região a reclamar quando a idade avança é o joelho. Não tem para onde correr: desgastar a cartilagem do joelho é fácil se você não souber o que está fazendo. Descubra agora como não sofrer com a dor no joelho.

dor no joelho, como se livrar da dor no joelho
Fortalecimento para diminuir a dor no joelho

As cartilagens são a “graxa” que permite aos nossos ossos ter um atrito baixo quando nos movemos. Só não sofremos para andar ou simplesmente levantar o braço porque temos cartilagens em cada articulação utilizada nesses movimentos.

Agora imagine fazer exercícios físicos sem o acompanhamento de um bom profissional, ou pior, não fazer exercícios de fortalecimento das articulações e de todo o seu tecido musculoesquelético.

A única situação possível vinda dessa vida desregrada é uma só: dor no joelho, dor no ombro, dor pelo corpo todo.

“Como não sofrer com a dor no joelho?” É uma pergunta mais comum do que se pensa e é por esse motivo que vamos listar boas práticas para o seu dia a dia que trarão benefícios no curto e no longo prazo para afastar toda e qualquer dor no joelho.

Dor no joelho pode ser falta de exercício

O exercício físico é um excelente remédio para muitas situações e não seria diferente para os problemas envolvendo incômodo e dor no joelho.

Quando nos exercitamos nós fazemos o sangue correr pelas veias e artérias, promovendo não apenas a nutrição de tecidos e ossos como também a oxigenação do organismo como um todo e melhora do condicionamento cardiovascular.

Dessa forma é importante mapearmos a sua rotina de exercícios quando o assunto é dor no joelho.

Exercício e fortalecimento do joelho

Dentro do universo do exercício podemos listar uma das melhores consequências para quem sofre com dores crônicas no joelho e região próxima: o fortalecimento de todos os membros inferiores.

Quando nos exercitamos, seja musculação, corrida ou pilates, estamos estimulando todo o corpo e criando a memória muscular e aumento dos músculos o que evita dores e gera hipertrofia.

dor no joelho, causas da dor no joelho, sintomas da dor no joelho

Músculos hipertrofiados são como uma armadura que protege todas as nossas articulações e ligamentos. Além disso, o exercício também gera estímulos em cartilagens e tecidos “moles” que respondem aumentando a sua secção transversal criando maior resistência ao desgaste.

O lema da Vincere é o melhor para quem busca se livrar das dores no corpo e em especial no joelho:

Prevenção e movimento”

Quem bebe dessa fonte vive uma vida mais gostosa, sem dores, com mais independência e está pronto para curtir o que a vida tem de melhor junto com as pessoas que mais importam.

Falta de exercício e sobrepeso

Pessoas sedentárias tendem ao sobrepeso e esse quadro é outro agravante para as dores no corpo e em especial na região que sustenta esse corpo: membros inferiores e bacia.

Em outras palavras: o exercício será o seu melhor aliado durante a busca pela longevidade.

Aliar o aumento de massa magra com o fortalecimento de todo o tecido musculoesquelético faz com que as rotinas dentro dos estúdios da Vincere sejam o primeiro passo para a vida sem dores.

exercícios para a dor no joelho, tratamento para dor no joelho

Lembre-se que o seu corpo suporta até um determinado ponto em relação ao seu peso e é justamente nesse ponto que devemos avaliar as condições para sermos saudáveis.

Um corpo que tem estrutura suficiente para noventa quilos não suporta cento e vinte, mas desempenha bem a sua função com setenta, oitenta quilos.

A grande questão por trás do peso é que além de comprometer o sistema cardiorrespiratório por refletir um corpo mau condicionado, o excesso de peso é prejudicial para todas as articulações do corpo.

Estar acima do peso é um dos grandes motivos para sentir dor no joelho, dor no quadril, dor nas pernas.

Se você tem estrutura para noventa quilos e está com cento e vinte quilos, o seu corpo está literalmente carregando trinta quilos a mais do que consegue todos os dias. O seu corpo não aguenta isso.

Buscar atividades e uma alimentação regrada não é o passo inicial para uma vida saudável, mas representa toda a sua caminhada em prol da longevidade.

Adotar esses bons hábitos farão com que dores no joelho, problemas com colesterol, sobrepeso e desgaste do corpo como um todo não sejam problemas para qualquer adepto do Método Vincere.

Como não sofrer com a dor no joelho

Um dos melhores caminhos para não sofrer com a dor no seu joelho é buscar o equilíbrio e também uma vida mais saudável por completo.

Compreender que a sua vida é o reflexo de todas as suas decisões conscientes e inconscientes. Estar atento ao seu organismo e saber que o seu corpo precisa de bons alimentos, exercício e descanso.

alimentação adequada para dor no joelho, dor no joelho causas, dores no joelho, dor nos joelhos

Tudo isso é muito pouco para o que recebemos em troca dessas pequenas rotinas de autocuidado (exercício, alimentação e cuidados no geral): a longevidade. Viver mais e melhor ao lado de quem mais amamos.

Excluir a dor no joelho não deve ser o seu objetivo final, mas sim uma consequência que você terá ao buscar ser mais longevo.

Tudo que é planejado na Vincere é visando essa realidade. Uma vida de movimento e prevenção sem todo aquele mecanicismo dos estúdios convencionais.

Então, para acabar de vez com a dor no joelho é preciso deletar os seus maus hábitos.

Se exercitar, comer bem, ter o acompanhamento de um profissional que vá te dar a atenção necessária e também compreender a fundo o que você precisa e até onde você pode ir são os pré-requisitos para essa vida sem dor.

Para que a dor no joelho não seja mais um problema você deve checar esses pontos na sua lista de prioridades:

  • Exercício;
  • Boa alimentação;
  • Acompanhamento de um profissional atencioso e disposto;
  • Descanso de qualidade;
  • Ambiente gostoso de se exercitar;
  • Controle do peso;
  • Acompanhamento médico;
  • Atividades físicas para melhorar a autonomia do dia a dia

A ordem desses itens não importa. O que importa de verdade é como conciliar essa lista com a vida sem comprometer a saúde ou a produtividade.

Vincere dor no joelho, estúdio vincere, studio vincere

Então a resposta para “como não sofrer com a dor no joelho” é fácil: buscando ser mais organizado, disciplinado e ter um local onde tudo isso é encontrado de forma atenta e eficaz, ou seja, nos estúdios Vincere.