voltar

Comprar uma franquia – 8 dicas para considerar antes de tomar uma decisão

Data de postagem 22/02/2018 | escrito por
Dúvida na hora de comprar uma franquia

Você está estudando comprar uma franquia? Conheça 8 dicas importantes antes de prosseguir.

Se você está pensando em comprar uma franquia de negócios e ainda não está seguro com suas opções, considere esses oito pontos para sua tomada de decisão.

1 – Explore as opções de ser independente ou franqueado

Como um empreendedor independente você vai lidar com o processo de tentativa e erro de fazer negócios sozinho todos os dias.

Pense em quanto você terá que investir na sua auto-suficiência e equilibrar isso com o potencial para expandir seu sucesso.

Você nunca vai tomar uma grande decisão sem pesquisa diligente para melhor explorar as opções dentro de sua indústria.

Perceba que comprar uma franquia vai fazer seu ponto comercial ser parte de um negócio maior, que oferece reconhecimento de marca e uma base de clientes estabelecida.

2 – Saiba o que procurar.

Os acordos de franquia variam de uma indústria para outra, mas todos descrevem os requisitos da empresa e os níveis de suporte oferecido de forma similar.

Compare os detalhes em diferentes acordos e pese-os contra suas expectativas.

Utilize sua experiência profissional e seu instinto para achar falhas.

Uma vez que você estreita suas opções para duas ou três empresas, procure uma reputação sólida, um crescimento financeiro robusto e um acordo de franquia amigável para parceiros, não para clientes.

A pesquisa leva tempo, mas é um investimento no seu futuro e vai valer cada minuto se você estiver decidido em comprar uma franquia.

3 – Saiba onde procurar

Você pode aprender muito sobre uma franquia antes de visitar seu respectivo site.

Existem várias associações de franqueados que estão disponíveis na Internet e oferecem dicas de empresas com reputação questionável.

Consulte o ReclameAqui.  Consulte o PROCON.

A Lei de Franquias brasileira exige que as empresas de franquia disponibilizem um documento – a circular de oferta de franquia (COF) – aos potenciais compradores depois de muito avançadas as conversas.

Se você chegou ao ponto de receber a COF de uma franqueadora, é porque está num estágio muito avançado.

Certifique-se que as informações que teve no início das conversas estejam 100% coerentes com a COF antes de assiná-la.

Visite o site das empresas franqueadoras e faça o download de documentos que comprovem as promessas que essas empresas estão publicando no mercado.

Certifique-se que essas empresas são responsáveis com os números e projeções divulgados.

Duvide de negócios milagrosos com altíssima rentabilidade e baixíssima taxa de risco.

Comprar uma franquia exige muito trabalho em forma de estudos e pesquisa.

4 – Planeje uma Transição Financeira.

Embora a idéia de comprar em uma franquia pareça uma opção cara, pode custar menos do que financiar um novo negócio por conta própria.

Você talvez se incomode em pagar tantas taxas, mas pense no benefício que obterá de cada uma delas.

O custo inicial da franquia vai remunerar todo o treinamento e suporte iniciais da montagem de seu ponto comercial. Deve valer cada centavo investido e ser a grande diferença frente à sua opção independente.

Os royalties de franquia devem remunerar MUITO apoio em troca.

Você deverá ter suporte para todas as situações novas que encontrar.

A taxa de propaganda vai te ajudar a dedicar mais tempo na loja e não ter que se dedicar ao Marketing local.

Já a taxa de desenvolvimento de sistema vai te libertar do desenvolvimento e manutenção do sistema de informações que vai apoiar seu negócio e dar o controle e organização que você precisar.

Saiba que cuidar de sistemas pode ser muito mais complicado do que parece e que consome muito tempo e tira o foco do empreendedor.

Não espere ganhar dinheiro na primeira semana.

Em vez disso, elabore planos financeiros que permitam todas as surpresas possíveis do novo ponto comercial e como o entorno vai receber seu negócio.

5 – Espere muita ajuda.

Uma franquia bem-sucedida mantém sua forte posição no mercado, certificando-se de que você possui o treinamento e as ferramentas que você precisa para oferecer os melhores produtos ou serviços.

Este suporte ajudará você a estar atualizado com as mais recentes certificações, leis, técnicas, equipamentos, normas e tudo que se relaciona com sua indústria.

Você também deve esperar uma rede de franquias forte que ofereça marketing e estratégias financeiras de última geração através de conferências e workshops.

Esse tipo de colaboração cria relacionamentos profissionais, gera leads e aumenta a sua base de clientes.

6 – Prepare-se para cumprir os padrões.

Fique perto de um gerente de desenvolvimento de negócios para garantir que suas operações atendam aos padrões da franquia.

Assuma suas responsabilidades para entregar o seu melhor e manter a reputação da empresa.

Entenda que, embora existam algumas restrições sobre como e onde você vai fazer negócios, eles nunca comprometerão os compromissos profissionais com seus clientes ou a qualidade do seu trabalho.

7 – Saiba que você é o chefe.

Quando você se torna parte de uma rede de franquias, você deverá manter os padrões da empresa e cumprir as obrigações financeiras, mas você ainda será o chefe.

Contratar e demitir, manter a conservação predial, decidir comprar mais um equipamento, negociar com seu cliente, manter o fluxo de caixa atualizado, vender produtos e serviços, comprar insumos, enfim, dependerá tudo de você e você tomará todas as decisões do dia-a-dia.

Você deverá também manter-se atualizado com as últimas tendências da sua indústria, enquanto coopera com o marketing, controla as finanças e amplia os negócios.

Como franqueado, você faz tudo com o backup de uma organização parceira que deseja que você tenha sucesso.

8 – Esteja preparado para os desafios.

Quando você opera uma franquia você passa pelos mesmos tempos difíceis e enfrenta os mesmos problemas que afetam os empreendedores independentes.

No entanto, você está gerando sua própria receita e criando seu próprio sucesso com um sistema de suporte que está lá enquanto você estiver no negócio.

Suporte sólido faz a diferença, tocar uma empresa não é fácil, mas você pode ir mais longe e conseguir mais suporte durante toda a vigência do contrato.

Siga-nos no Instagram @vincere.fisio

Conheça nossas soluções Acesse