voltar

Como a fisioterapia e a prática de exercícios ajudam no controle da artrose

Data de postagem 20/06/2017 | escrito por
Fisioterapia pode ajudar no Controle da Artrose
Fisioterapia e exercícios físicos podem ajudar no Controle da Artrose.

O Controle da Artrose pode ser feito com a prática de exercícios e fisioterapia.

A artrose é uma doença que ataca as articulações promovendo principalmente o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos e afeta mais comumente as articulações das mãos, da coluna, joelhos e quadris.

Quais são as causas da artrose?

A artrose primária ocorre principalmente devido ao uso excessivo de uma articulação, mas também pelo envelhecimento natural do indivíduo. Danos à cartilagem também podem estimular calcificações em alguns pontos em torno das articulações formando os osteófitos. A artrose primária frequentemente pode ser encontrada em vários membros da mesma família, sugerindo que ela possa ter características hereditárias. Já a artrose secundária é uma consequência de doenças ou condições que a pessoa tenha como obesidade, trauma repetido, gota, artrite, entre outras.

Quais são os sintomas e o tratamento?

Os sintomas mais comuns da artrose são dor (que geralmente se intensifica ao final do dia), inchaço, rangido e calor local.
Não há cura conhecida, mas tratamentos ajudam a reduzir a dor e a manter o movimento e a função articular.

Como a fisioterapia e os exercícios físicos podem ajudar a prevenir?

A fisioterapia e a prática de exercícios ajudam a prevenir a perda ou a limitação do movimento articular, a atrofia e a fraqueza muscular e a instabilidade das articulações. Músculos mais fortes ajudam a proteger a articulação. Deve-se priorizar exercícios com menor grau de impacto articular e voltados para fortalecimento muscular e alongamentos sempre acompanhado por profissionais da área e observando as limitações individuais.

Os protocolos de tratamento na Vincere oferecem treinamentos de musculação terapêutica de duas vezes por semana. Os exercícios vão ajudar a ativar os tecidos na construção de massa muscular e com isso, reduzir os processos inflamatórios melhorando a qualidade de vida ao controlar a dor.

Siga-nos no Instagram @vincere.fisio

Conheça nossas soluções Acesse