voltar

Dor articular: Como superar e continuar praticando seu esporte favorito

Data de postagem 26/09/2022 | escrito por

Nada é mais chato que não poder treinar por causa da dor. Na Vincere nós damos muita importância a sua dor e é por isso que vamos te dar dicas para “o que fazer” quando a dor articular surgir e atrapalhar a sua rotina dentro dos nossos estúdios.

Antes devemos pontuar as diferenças entre as possíveis dores que podem surgir para quem pratica esportes e para quem não pratica nada, é sedentário.

Dores para quem é sedentário

A primeira dor que pode surgir é para quem não faz nada. Quem é totalmente sedentário. Não move uma palha.

Para quem é sedentário a maior dor que pode surgir não é física, vai além do plano físico e alcança o indivíduo como pessoa, a dor de não poder gozar da vida plena, com liberdade para fazer o que quiser e sem depender de ninguém.

dor articular, dores articulares

Quando estamos com um quadro de sedentarismo sofremos com a falta de condicionamento físico, aumento de peso e principalmente redução da sensibilidade de certos hormônios, como a insulina.

A principal dor para quem não faz nada, não se exercita, é não ter o gás para poder fazer qualquer exercício quando quiser.

Dores de quem tem uma vida de exercícios

Para aqueles que são adeptos de uma vida mais movimentada, o quadro muda.

Ter uma rotina dentro de uma academia, de um estúdio, com a prática de Yoga ou até mesmo em sessões de fisioterapia pode trazer dores e dores.

dor na região lombar, exercícios para dor articular

Antes de tudo devemos considerar as condições mais ideais, para já descartamos a pior dor de todas: a de não saber o que estamos fazendo dentro da sala de exercícios.

Dores da falta de um profissional

As dores articulares são as menores das dores se comparadas com os acúmulos de dias, meses e anos de exercícios mal executados, comprometendo articulações e tendões.

Por esse motivo é necessário ter um personal trainer ou treinar em um ambiente em que a cultura da atenção e do cuidado com quem está no ambiente seja real.

Dores musculares

Quem faz exercício costuma usar bastante os músculos e é por isso que esse tipo de dor é comum.

A dor muscular é consequência direta do uso dos músculos e o proveniente do processo de aumento da seção transversal dos músculos, consequentemente aumento da força muscular e volume muscular.

dor articular, melhorar da dor articular

A dor muscular é bem vinda quanto o assunto é estética e ela está controlada, bem administrada e o adepto está ciente da sua existência.

É crucial e importante saber até onde devemos aceitar a dor muscular como sinal de evolução muscular, pois muitas vezes essa dor pode passar para níveis de stress muscular, contudo esse é outro tema mais profundo.

Dores articulares

O nosso foco nessa publicação é o principal motivo da perda de sono de muitas pessoas que passaram dos quarenta anos e possuem uma jornada de trabalho longa, não pratica exercícios ou até mesmo sofre de problemas crônicos.

Diferente do que ocorre com as dores musculares, a dor articular não é nada bem vinda na nossa vida.

Adquirida por meio de sobrecargas nas articulações e tendões, a dor muscular tira totalmente a independência e limita o nosso corpo nos movimentos mais simples.

A dor muscular, na maior parte do tempo, costuma aparecer como consequência das inflamações das articulações e ligamentos, porém há outras causas para esta dor tão chata.

Os principais causadores de dores articulares são:

  • Doenças autoimunes
  • Lesões
  • Tendinite
  • Gota
  • Doenças virais, como Chikungunya

Além de muitos outros motivos.

Apenas falando, de maneira rápida, esses motivos é possível você se lembrar de alguém com esse quadro ou até mesmo alguma situação em que você já encarou esse tipo de dor articular?

dor articular causas

Mas afinal, como podemos superar esse quadro de dor?

Como superar a dor articular e voltar a praticar esportes

A dor articular pode ser um ponto crítico na sua rotina e pode até mesmo destruir toda a sua carreira ou complicar demais a sua vida social.

Não poder se mover com independência e autonomia por onde quiser e não poder realizar as tarefas mais simples dentro de uma casa: como alcançar uma prateleira, são corriqueiros para aqueles que sofrem de dores articulares.

É válido lembrarmos que todas as dicas passadas aqui são para dores articulares mais simples, como tendinites ou lesões dentro da academia.

Para a dor articular proveniente de doenças, como Lúpus ou Chikungunya, é necessário consultar um médico e seguir as recomendações do profissional de saúde clínica.

As dicas são as seguintes:

Foque na raiz da sua dor

Muitas vezes nós combatemos o sintoma como se fosse a causa, mas isso não traz nenhum resultado quando o assunto é dor articular.

A dor articular é o sinal de que algo com a sua articulação, ou articulações, não está legal e é por isso que é preciso combater a raiz da dor e não a dor em si.

Compressas de água quente podem ajudar na dor articular

Aplicar compressas de água quente (ou bolsa de água quente) podem ajudar com as dores articulares.

A água quente estimula a circulação do sangue na região e quanto mais sangue circula na região mais bem nutridos são os tecidos localizados ali e melhor é a resposta da recuperação da área.

Além disso, a compressa de água quente ajuda a relaxar naquele momento de dor mais aguda.

Para as dores articulares o descanso faz parte do treino

O seu objetivo em acabar de vez com a dor articular é voltar o quanto antes para a sua rotina de treinos, não é mesmo?

Mas é por esse motivo que você deverá pôr algo em mente, algo que muitas vezes negligenciamos principalmente quando estamos gostando da atividade física: descanso também é treino.

tratamento para dores articulares

Isso mesmo! Descansar também faz parte do treino e é por esse motivo que você tem que pensar em como descansar e recuperar as suas forças sempre depois de cada semana.

Boa parte das dores articulares são consequências de semanas de treino muito intensas e sem descanso, então, ponha pelo menos um dia de descanso em cada semana de treino.