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Avaliando uma Franquia de Sucesso

Franquia de Sucesso existe – Confira 6 maneiras de avaliar o desempenho de uma loja de franquia.

Franquia de Sucesso existe – Confira 6 maneiras de avaliar o desempenho de uma loja de franquia.

Se você está inseguro em contratar uma Franquia porque não sabe ao certo se é uma franquia de sucesso, saiba que há como medir o desempenho de um pequeno negócio.

Eu tenho um método próprio de medir meu sucesso e acredito que você pode usá-lo para entrevistar proprietários de lojas franqueadas da rede de franquias que você está estudando.

Não fique somente com os números que a franqueadora demonstrou para você no PowerPoint.

Vá mais longe! Certifique-se!

Se você quiser ter sucesso em pequenas empresas, saiba como medir o desempenho.

Ser empresário é uma jornada. Você sempre trabalha em progresso e nunca haverá um ponto para dizer que o caminho acabou, que tudo está concluído.

O processo é uma sequência de êxitos e falhas.

Portanto, estar preparado para medir o progresso de seu negócio é uma forma de estar em constante avaliação de suas realizações.

Os proprietários de pequenas empresas devem medir o sucesso da empresa.

Dessa forma, eles podem desenvolver seus negócios e abordar problemas chave de forma focada.

Como empreendedor eu sei o quão importante é ver o que funciona bem e o que funciona mal em minha empresa.

Negócios são imprevisíveis e a única verdade que você pode ter é que tudo muda continuamente.

Você precisa medir constantemente o desempenho da sua empresa para saber o quanto está bem-sucedido ou não.

Então, como você mede o sucesso das pequenas empresas?

Se você quer evoluir sua proposta de se tornar um franqueado, tente entrevistar um ou mais franqueados da rede.

Vou indicar alguns métodos de medição para que sua avaliação de desempenho seja mais robusta e traga um resultado mais próximo da realidade:

1 – Olhe as declarações financeiras da empresa.

Quando você pensa em medir o sucesso da sua pequena empresa, você precisa ver quanto dinheiro ela está gerando.

Obviamente o dinheiro é importante quando você executa um negócio. Sem ele, seu negócio não está pronto.

Com dinheiro, você pode expandir seu negócio e continuar buscando seu sonho empresarial.

Quanto dinheiro está entrando e saindo?

Há três principais demonstrações financeiras que devem ser usadas em numa pequena empresa:

A Demonstração do Resultado do Exercício mede a rentabilidade do negócio durante um determinado período de tempo, mostrando os lucros e perdas da empresa

O Balanço Patrimonial mostra a saúde financeira da empresa, medindo o quanto se deve e quanto se tem em patrimônio e recebíveis.

O Fluxo de Caixa mostra como o dinheiro líquido está no negócio.

Medir o desempenho do negócio significa verificar o fluxo de dinheiro da empresa.

Se você quiser ver quanto uma empresa é rentável, confira as demonstrações financeiras e depois compare com outros negócios no mercado.

Use fontes confiáveis como o SEBRAE.

2 – Verifique se há medidas de Satisfação do Cliente

Uma medida importante do sucesso da pequena empresa é a satisfação do cliente.

Se os clientes não estiverem satisfeitos após comprarem da empresa, eles provavelmente não o farão de novo.

E como medir a satisfação do cliente? Existem algumas maneiras diferentes inclusive através de pesquisas, avaliações ou até fazendo a pergunta mais simples: – “Você encontrou tudo o que estava procurando?”

Na Vincere nos orgulhamos do excelente nível de satisfação do cliente.

Nós fazemos de tudo para identificar pontos em que os clientes clamem por melhorias.

Quando recebemos críticas, deixamos todos informados pelos canais de comunicação e buscamos formas para aplicar soluções rápidas e eficientes.

Dessa forma, criamos transparência em nossa operação e incentivamos outros a opinarem e proporem melhorias.

Clientes ajudam a melhorar nossos serviços e se sentem parte do processo de crescer a empresa.

Clientes sabem o que precisam e as empresas podem aprender a satisfazer suas necessidades ao abrir os ouvidos.

3 – Meça quantos novos clientes a empresa adquire mensalmente.

Saber quantos novos clientes foram obtidos é uma ótima maneira de medir o sucesso de uma empresa e prever o crescimento dela.

Se o negócio estiver estagnado com os mesmos clientes de sempre, talvez seja necessário focar em estratégias de crescimento da base de clientes.

Certifique-se que a empresa tenha um controle mínimo da evolução da base de clientes.

Veja se há uma lista com endereços de e-mail e rastreamento dos clientes.

Veja se existe uma contagem do número de novos clientes por mês ou ano.

Entenda se existe uma contagem de aquisição de clientes por ação comercial ou de marketing.

Ao calcular a média dos novos clientes de vez em quando, a empresa poderá medir o sucesso do negócio em atrair novas pessoas.

4 – Pergunte se a empresa realiza Avaliações de Desempenho periodicamente.

Não nos esqueçamos dos funcionários.

Os funcionários são essenciais.

Sem eles, haveria muita dificuldade em administrar um negócio.

Uma maneira de medir o sucesso do negócio é através de avaliações de desempenho para ver como os funcionários estão fazendo rodar a operação.

O mínimo deveria ser realizar avaliações de desempenho duas vezes por ano. Assim, a empresa consegue ver o quanto os funcionários estão felizes em seus empregos, bem como a forma como eles completam suas tarefas.

As avaliações de desempenho ajudam os funcionários a ver o que precisam melhorar e  mostram para a empresa mais informações sobre sua carga de trabalho.

Por exemplo, você pode ter um funcionário que tenha tempo ocioso no dia-a-dia dele. Através da avaliação de desempenho, você descobre que o funcionário está infeliz porque quer mais responsabilidades.

Você pode então delegar mais tarefas a esse funcionário, torná-lo mais feliz e aumentar a produtividade no local de trabalho sem impactar na folha.

5 – Existe rotina para atualização no mercado.

As empresas precisam saber como o mercado está dentro do seu segmento.

Se a empresa e seus concorrentes não estão indo bem, pode ser porque haja uma mudança séria no comportamento de compra daquele mercado.

Uma empresa não pode se deixar abater se a rentabilidade dela diminuir.

Pode ser um resultado do mercado nacional e fora do controle do negócio.

A pergunta é: A empresa é ágil para se adaptar a mudanças repentinas no mercado?

Claro que quanto mais “antenada” a empresa estiver no seu segmento, mais rapidamente vai agir.

Há momentos que a diminuição da rentabilidade pode ser a chave para introduzir novos produtos e serviços para adequação às novas necessidades do cliente.

6 – Qual a avaliação das expectativas do proprietário da loja?

Como o lojista se sente sobre o sucesso de seu ponto comercial?

De acordo com estudos nos EUA, 55% dos proprietários de pequenos negócios estão satisfeitos com a condição de empresários.

Você pode não pensar sobre isso, mas avaliar a sua própria felicidade é importante ao medir o sucesso do seu negócio.

Quando eu avalio o sucesso da minha empresa tento considerar minha percepção pessoal além dos números.

Como eu sinto que o negócio está indo? OK, os números estão bons, mas não poderiam estar melhores?

É isso mesmo que quero? Cheguei onde queria chegar?

Certifique-se que seu entrevistado esteja feliz com o seu progresso e esteja assim, pronto para contagiar o seu time, fornecedores e parceiros.

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