voltar

A Musculação pode diminuir os sintomas da fibromialgia

Data de postagem 15/11/2016 | escrito por
Musculação para o tratamento da Fibromialgia.
Musculação para o tratamento da Fibromialgia.

PESSOAS COM FIBROMIALGIA PODEM OBTER MAIS RESISTÊNCIA À DOR FAZENDO MUSCULAÇÃO.

Vamos começar pela boa notícia. Cientistas notaram que levantar peso de duas a três vezes por semana resulta em uma melhora geral na qualidade de vida dos pacientes de fibromialgia. “A musculação deixa a pessoa mais resistente às dores e ainda reduz a ansiedade e a depressão, consequências típicas da doença”, explica Angela Busch, fisioterapeuta canadense.

A prática deve ser feita com moderação. “O excesso de qualquer prática esportiva tende a piorar as dores típicas da fibromialgia”. Para não se arrepender depois, o ideal é começar com pesos bem leves e, orientado por um especialista, aumentar a intensidade aos poucos.

Mas o que é  FIBROMIALGIA?

É uma doença de ordem reumatológica e incurável que causa dores crônicas dispersas em todo o corpo e, em alguns casos, rigidez dos músculos e articulações.

Suas causas são desconhecidas ainda, mas tem fatores mapeados que estão frequentemente associados à síndrome:

  • Prevalente no sexo Feminino;

  • Recorrente em pessoas da mesma família;

  • Infecções por vírus e doenças autoimunes;

  • Distúrbios do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão.

Quais os sintomas mais comuns da Fibromialgia?

Os sintomas mais comuns são dores musculares generalizadas, distúrbios do sono, fadiga muscular, redução da força, intolerância ao frio, ansiedade, depressão, dor de cabeça, disfunção intestinal, transtornos mentais e físicos, queda na qualidade de vida e problemas de humor (também não é para menos, dor o dia todo. Quem aguenta?).

Já tivemos alguns alunos de musculação portadores de fibromialgia que relataram alívio nas dores após o terceiro mês de treinamentos, mas a verdade é que nem todos conseguem avançar. Os fatores são inúmeros e muitos são criados, pois a superação é muito difícil.

Nossa recomendação é de perseverar e esperar pacientemente pela resposta que vem com a evolução dos treinamentos. Assim fez nossa aluna AE de 61 anos. Começar uma academia era uma forma de ocupar o tempo após a morte do marido. O controle das dores e a obtenção de uma qualidade de vida melhor eram colocados em segundo plano.

Como foi o Tratamento da Fibromialgia seguindo um protocolo?

Seguimos um protocolo de tratamento para a fibromialgia que consiste da aplicação de treinos moderados com evolução constante e lenta de cargas. Utilizamos equipamentos Biodelta que eliminam o impacto dos movimentos e, assim, propiciamos todo um ambiente favorável para a melhora das dores dela.

Em 4 meses a aluna começou a relatar diminuição de sintomas de fibromialgia e chegou à conclusão de que não pode ficar sem fazer sequer uma semana, pois as dores voltam. Enquanto está treinando ela percebe melhora na autoestima, no sono e nas dores.

Não aceite ser SENTENCIADO. Dá para conviver melhor com a fibromialgia.

Contrate um plano de 6 meses na VINCERE e venha ser nosso próximo relato de sucesso.

Quer mais informações?
Siga-nos no Instagram @vincere.fisio
Conheça nossas soluções Acesse