Blog

Musculação para manter a mente ativa

A musculação contribui para retardar as perdas de funções cognitivas e manter a mente ativa.

O declínio cognitivo é um conjunto de sintomas associados ao período da vida em que todos nós sabemos que um dia vai chegar. É a fase do envelhecimento.

A perda da memória, a perda da atenção e a dificuldade em fazer tarefas que exigem o raciocínio lógico são apenas alguns dos sintomas que indicam que o organismo está entrando no processo de declínio e o cérebro está “andando” mais devagar.

O declínio cognitivo é uma preocupação mundial principalmente porque o ser humano está vivendo bem mais, a  expectativa de vida está aumentando, o que demanda uma maior preocupação com a qualidade de vida na terceira idade.

Uma das estratégias para combater esse declínio é o exercício físico e, por isso, vários estudos vêm sendo feitos para avaliar a relação entre exercícios e a melhora da cognição.

Estudos comprovam: a musculação traz mais resultados na evolução da cognição.

Atualmente o Exercício Resistido, mais conhecido por musculação, vem sendo recomendado como um grande aliado na evolução das funções cognitivas em geral. Um estudo americano recente comparou a evolução de dois grupos de pessoas. Um grupo em séries de exercícios aeróbicos e outro em musculação. O estudo concluiu que o grupo que treinou por 6 meses realizando musculação obteve melhores resultados na evolução da cognição.

Outros estudos no Brasil chegaram às mesmas conclusões, mas há considerações também benéficas em que as pessoas avaliadas não teriam obtido melhores resultados somente pelo fato de terem se exercitado no período de testes, mas também por conta da socialização que acabaram fazendo quando iam para a academia treinar. Notou-se ainda, que os indivíduos que tiveram maior progresso na evolução das cargas foram os que obtiveram melhores pontuações nos testes de memória.

Familiares notam a melhora no paciente que faz a musculação.

A Vincere faz um trabalho sério baseado no Sistema Biodelta de Musculação Terapêutica atendendo a população acima de 40 anos. Em horários especiais recebemos pacientes neurológicos, portadores do mal de Alzheimer, Parkinson, AVC e demência. Os familiares dessas pessoas relatam que é possível notar uma melhora sensível na desaceleração da degeneração.

Além disso, é unanime a percepção de que a musculação ajuda no dia-a-dia do cuidador.

Os relatos informam que o paciente tem mais força para ajudar a realizar tarefas básicas de tomar banho, vestir roupas, se alimentar, fazer transferências e também na redução das temidas quedas.

Você possui pessoas idosas na sua família e se preocupa com a qualidade de vida delas?
Converse com a Vincere! Ajudaremos você a dar mais qualidade de vida a pessoa que você ama.

Referências:

http://www.treinamentoresistido.com.br/tr/Pages/Articles/Article.aspx?id=416&mode=2

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3514552/

Quer mais informações da Vincere?
Siga-nos no Instagram @vincere.fisio
Conheça nossas soluções Acesse