voltar

Longevidade, saiba mais sobre neste artigo!

Data de postagem 08/11/2021 | escrito por

 A longevidade é a característica e qualidade de longevo ou a duração de vida mais prolongada que o comum.

Cada vez mais, tem crescido o número de pessoas acima dos 100 anos de idade. A longevidade média da população mundial e brasileira cresceu, principalmente, durante o século XX.

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2030 o número de idosos no Brasil deve ultrapassar o número de crianças!

O envelhecimento e qualidade de vida têm sido um interesse da sociedade mundial. Políticas buscam a valorização do idoso e garantia de seus direitos.

O aumento no tempo de vida está muito associado aos avanços da tecnologia da saúde, que diminuíram as taxas de mortalidade.

A longevidade que vivenciamos no Brasil é uma revolução. Não são trinta anos a mais de velhice e sim trinta ou mais anos de vida.

longevidade saudável

As implicações desse processo vão além da dimensão individual e alcançam outros setores legais: de saúde, educação, profissional, cultural, serviços assistenciais e seguridade social.

Segundo pesquisas, o envelhecimento está relacionado a 25% da genética e 75% do estilo de vida e do ambiente.

O envelhecimento com saúde torna o processo mais longevo, autônomo e independente. Os exercícios físicos auxiliam, principalmente, na saúde do corpo e na autoestima das pessoas.

Os próprios idosos associam como fatores responsáveis por uma vida mais longa: o modo de ser, a serenidade, autocontrole emocional e o engajamento social.

Os idosos são os maiores usuários de medicamentos pelo fato da presença de doenças crônicas do processo de envelhecimento. 

Terapias do movimento e alternativas tem diminuído o uso destes medicamentos com tratamentos naturais e preventivos.

Em todas as fases da vida e durante o envelhecimento é essencial realizar estas atividades para manter ativo e saudável:

  • Ler;
  • Fazer artesanatos, pintar, ter momentos de lazer e assistir filmes;
  • Ouvir música;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Estimular o raciocínio com jogos; 
  • Tocar instrumentos musicais e buscar sempre aprender, pois estas atividades fazem bem em qualquer idade. 

 

longevidade

A influência da nutrição na longevidade

 

A expectativa de vida da população aumentou, significativamente, ao longo dos anos, consequentemente, a longevidade e a busca por produtos naturais irão favorecer o envelhecimento saudável e prevenir a incidência de doenças.

 nutrição é um dos fatores externos que exerce mais influência na saúde das pessoas ao longo da vida.  A alimentação inadequada é prejudicial ao corpo. 

O tempo de vida pode ser encurtado pela ingestão demasiada dos alimentos, com o desenvolvimento da obesidade e outras doenças.

A alimentação pode ter influência tanto de forma positiva ou negativa, aumentando ou reduzindo o risco de vários tipos de câncer e outras patologias.

A busca e preocupação por alimentos funcionais tem se tornado representativo nos dias atuais.

A utilização de certos nutrientes para diminuir os riscos das doenças, já é presente há milhares de anos e tem crescido bastante. Podemos observar o crescimento da indústria e variedade de alimentos naturais para pessoas com restrição alimentar.

 

o que é longevidade

 

A prática de exercícios para alcançar a longevidade

Os indivíduos que realizam atividades físicas com regularidade prolongam sua vida e melhoram sua qualidade.

A prática regular de exercícios é útil para atrasar o processo de envelhecimento e alcançar a longevidade. A atividade física é uma grande aliada da longevidade, além de diminuir o risco de aparecimento de algumas doenças.

A atividade física e mental é fundamental para prolongar a vida. A pessoa precisa manter-se ativa, executar exercícios físicos, como caminhadas, evitar a inatividade, buscar disposição e realizar atividades na sua rotina diária.

Exercícios vigorosos têm a propriedade de aumentar diretamente a longevidade. Entretanto, pessoas com hábitos não saudáveis, como o uso de álcool e a falta de atividade física, podem apresentar envelhecimento precoce e doenças crônicas.

Estudos comentam que idosos que mantém uma boa atividade mental vivem mais quando comparados aos que buscam o isolamento e falta de atividade intelectual.

saiba sobre longevidade

A espiritualidade possibilita um melhor envelhecimento

 Pesquisas relatam que os indivíduos que têm uma religião ou que são espiritualizados envelhecem melhor e se recuperam com melhor resultado de muitas das doenças.

 

Evite o tabagismo

  • O hábito de fumar é uma doença crônica provocada pela dependência da nicotina;
  • O tabagismo provoca mudanças físicas, emocionais e comportamentais;
  • A longevidade é associada ao fato do indivíduo não ter vícios. Estes hábitos desordenados como beber e fumar prejudicam a saúde e podem encurtar a vida.

 

Tenha um sono equilibrado

  • Cultive o hábito de dormir bem e ir cedo para a cama;
  • Evite o uso de celular antes de dormir e perder noites de sono;
  • Estes são fatores que contribuem para uma vida mais saudável e longa.

 

 Busque relacionamentos harmônicos com as pessoas e seus familiares

 

É importante ter um bom relacionamento social e familiar, com o cultivo de boas amizades.

O importante é fazer o bem e não desejar o mal ao próximo, assim como não se comparar e se preocupar com a vida alheia.

Muitas pessoas falecem após se aposentarem, porque perdem a coragem e as amizades e deixam de manterem-se ativos e uteis.

 

Longevidade com a Vincere

Conclusão

A expectativa de vida mundial e brasileira só tende a crescer com uma vida mais longa para os nossos idosos.  É essencial a prática de bons hábitos para envelhecer de forma saudável.

A atividade física, mental, bons relacionamentos com a família e amigos, evitar o tabagismo e outros vícios previnem uma vida curta.

A medicina promove a tecnologia e a Fisioterapia e Terapia Ocupacional mantêm o individuo saudável, ativo e independente.

O Método Integrado Vincere® que associa a fisioterapia ao RPG, à Musculação Terapêutica, ao Pilates e ao Treinamento Funcional, deseja cuidar e manter indivíduos, acima de 40 anos, mais longevos. Não somente aliviando dores, mas tratando com foco na causa e prevenindo com o tratamento adequado. 

Venha nos conhecer e agende sua avaliação com Fisioterapeutas especializados para prevenir, tratar e reabilitar de forma eficaz e individualizada.