contato@vincere.com.br (11) 3624-2464 (11) 96666-9575

CONHEÇA O PST

O PST é uma tecnologia alemã, mundialmente aplicada há mais de 25 anos, indicada para tratamento de dores crônicas, doenças degenerativas, traumas agudos e lesões. É uma terapia não invasiva que pode trazer mais qualidade de vida e bem-estar para os pacientes.

O que é PST?

PST é a sigla para Pulsed Signal Therapy.

Equipamento médico que envia campos eletromagnéticos pulsáteis de baixa intensidade e frequência variável para as articulações do sistema músculo-esquelético.

Dessa forma, é possível tratar de vários distúrbios ligados as articulações e músculos.  Desde dores crônicas, lesões, problemas degenerativos e até traumas.

Por meio do PST, é possível promover a reconstrução do campo elétrico fisiológico, ativando o metabolismo e as células das cartilagens e promovendo ambiente favorável para o processo natural de regeneração dos tecidos afetados.

Portanto, essa terapia consegue estimular as células do corpo, fazendo com que o próprio organismo atue na recuperação dos tecidos defeituosos. Isso só é possível graças a tecnologia exclusiva desse tratamento, que foi desenvolvida a partir de resultados de pesquisas realizadas por três décadas.

Dor nas Articulações

Os campos magnéticos gerados com o PST, criam um novo campo elétrico que possui propriedades muito parecidas com as que o próprio corpo produz.

Dessa forma, a regeneração dos tecidos é favorecida, uma vez que o próprio metabolismo do paciente passa a trabalhar em prol da sua recuperação.

Essa é uma tecnologia que já está sendo utilizada em vários países da Europa, Ásia, Oriente Médio e Américas do Norte e América do Sul. No Brasil, vem sendo aplicada nos tratamentos direcionados ao sistema muscular e esquelético para potencializar seus resultados.

Para quem é indicado?

O tratamento com PST é indicado para vários tipos de distúrbios degenerativos, dores e traumas.

Como essa terapia estimula funções do próprio organismo, acaba por favorecer a regeneração tecidual natural, compatibilizando com diversas abordagens terapêuticas, visando atender as necessidades de diferentes pacientes.

O PST é amplamente indicado para quem sofre de algum tipo de Doença Degenerativa Articular, onde os tecidos vão se deteriorando com o passar do tempo.

É o caso, por exemplo, de pessoas que apresentam:

  • Artrose da Coluna,
  • Rizartrose,
  • Artrose do Quadril,
  • Osteonecrose (Necrose Avascular),
  • Artrose do Joelho,
  • Discopatias Degenerativas e
  • Condromalácia Patelar.

Por meio de sua tecnologia exclusiva, esse tratamento torna o ambiente celular mais favorável à regeneração dos tecidos, trazendo mais saúde, qualidade de vida e bem-estar para os pacientes.

A terapia com PST também é indicada para atletas (principalmente os que praticam atividades de alta intensidade como musculação, corrida e Crossfit) que sofreram algum tipo de lesão ou trauma esportivo, como lesões nos ligamentos, ou fraturas de stress.

Também pode ser usada para auxiliar na recuperação de atletas que passaram por algum tipo de procedimento cirúrgico ortopédico e que estão no pós-operatório.

O PST pode ser aplicado, por exemplo, no tratamento de vária tendinopatias, tais como:

  • Bursite Trocantérica,
  • Tendinite de Aquiles,
  • Epicondilite Lateral e Medial (Tennis Elbow),
  • Tendinite Patelar (Jumper’s Knee),
  • Tendinite Supra Espinhoso (Ombro) e
  • Tendinites dos Músculos Flexores e Extensores do Punho.

Como o PST funciona?

O nosso corpo produz campos elétricos biológicos que ativam as células das cartilagens, os Condrócitos, que são responsáveis por produzir os elementos necessários para a regeneração de tecidos.

Entre os materiais que essas células produzem estão o colágeno, proteoglicanos e glicosaminoglicanos. Ou seja, é graças a esses campos que a estrutura óssea, bem como tecidos e cartilagens conseguem se autorregenerar.

Acontece que quando alguma articulação sofre algum tipo de trauma, inflamação (artrite) ou artrose, essa geração de campos elétricos biológicos é comprometida.

Por sua vez, o corpo não consegue produzir os materiais necessários para a renovação tecidual e, consequentemente, o quadro do paciente se agrava, pois cria-se um ciclo vicioso que eleva a extensão do problema.

O tratamento PST age justamente nesse sentido. Ele consegue reproduzir pulsos com propriedades muitos parecidas com os estímulos produzidos naturalmente pelo organismo.

Com isso, o metabolismo do paciente, bem como as células da cartilagem, é reativado, permitindo que o processo de reparação possa ser reiniciado, para evitar mais perdas de cartilagem e até retomar a reconstrução tecidual.

Por conta dessa dinâmica de funcionamento é que o tratamento PST se apresenta como indicação  para diferentes tipos de distúrbios, dores crônicas e traumas. Como ele estimula um processo natural do corpo, a aceitação por parte do organismo é muito maior.

E como ele não envolve nenhum tipo de procedimento invasivo, a recuperação se torna mais simples e tranquila.

Como o PST é aplicado?

A terapia funciona de maneira simples e cômoda. O paciente realiza de 9 a 12 sessões, que acontecem todos os dias e têm duração de uma hora.

Dependendo do quadro, é possível realizar duas sessões diárias, mas mantendo um intervalo mínimo de 5 horas. A quantidade de sessões vai depender diretamente do tipo de distúrbio a ser tratado.

Por exemplo, para quem vai tratar os joelhos, mãos, calcanhares, tornozelos, cotovelos ou coluna, a indicação é de 9 sessões. Agora, para quem vai tratar de distúrbios nos Quadris e Ombros são necessárias 12 sessões.

Um detalhe importante sobre a terapia com PST é que apenas os ombros e quadris podem ser tratados ao mesmo tempo, uma vez que as articulações são interconectadas. No caso do tratamento de articulações dos membros (braços e pernas), cada membro terá que ser tratado separadamente.

Geralmente o tratamento com PST inicia-se pela articulação com mais problemas. Somente quando todas as sessões são realizadas nesta articulação é que a outra começa a ser tratada.

A terapia com PST é aplicada através do posicionamento da articulação que precisa de tratamento na bobina que gera o campo magnético. O paciente não precisa de nenhum tipo de roupa especial, podendo estar com a própria roupa do corpo.

Durante a aplicação, uma pequena lâmpada (LED) localizada no aparelho piscará, indicando que a geração do campo elétrico biológico está acontecendo. E ao finalizar a sessão, o próprio equipamento irá emitir um sinal sonoro indicando o seu término.

A sessão ocorre de forma silenciosa e o procedimento é praticamente indolor.

Apenas em alguns casos, quando o paciente apresenta algum tipo de sensibilidade mais elevada, é que ele pode sentir uma sensação de “formigamento” ou calor no local da aplicação.

Um detalhe importante sobre a terapia com PST é que os resultados podem demorar até 8 semanas para aparecer, depois da conclusão da finalização das sessões. Mas, logo após as primeiras sessões, já é possível sentir uma diminuição considerável das dores, principalmente devido ao efeito analgésico proporcionado pelo tratamento.

Pesquisas mostram que em 70% dos casos tratados com PST, os pacientes relataram que conseguiram reabilitar movimentos e que as dores desapareceram por completo depois de algumas sessões.

Inclusive, na Europa, estudos também mostram que as dores de boa parte dos pacientes submetidos a essa terapia apresentaram uma melhora significativa depois de poucos meses de tratamento, o que elevou consideravelmente o bem estar e qualidade de vida desses pacientes.

Benefícios e Vantagens do PST

A terapia com PST se tornou reconhecida em todo o mundo por conta de sua ampla indicação em tratamentos de problemas ligados ao sistema músculo-esquelético, mas também pelos vários benefícios e vantagens que ele oferece, tais como:

O tratamento não é invasivo

Durante a terapia com PST, nenhum tipo de incisão é feito no corpo do paciente. Além disso, também não são utilizadas químicas.

Ela é feita inteiramente pelo envio de pulsos que ativam o campo elétrico biológico, reativando assim a regeneração dos tecidos afetados.

Não é necessária internação

Por se tratar de um procedimento não invasivo, o paciente não precisa ser internado para realizar esse tipo de terapia.

A sessão dura apenas uma hora e depois ele está liberado para exercer as atividades rotineiras, claro, sempre seguindo as recomendações médicas por conta da dor, lesão ou artrose.

Promove a regeneração natural do corpo

Ao contrário de outros tratamentos onde o paciente precisa usar componentes sintéticos, a terapia PST ativa os mecanismos biológicos do corpo humano. Dessa maneira, o próprio organismo é que realiza o processo de regeneração.

E como os pulsos possuem propriedades parecidas com as dos campos do corpo, não há risco de efeitos colaterais.

É praticamente indolor

Mais um dos benefícios dessa alternativa é que ela é praticamente indolor. A grande maioria dos pacientes não sente qualquer tipo de dor, e alguns raros relatam um pequeno aumento das dores já existentes, mas que desaparece em pouco tempo.

Não gera qualquer tipo de efeito colateral

A terapia com PST se baseia na reprodução de pulsos parecidos com aqueles do corpo. a intensidade é tão baixa, que equivale a apenas um milésimo de uma Ressonância Magnética.

E como essa alternativa promove um processo natural do corpo, ela não gera qualquer tipo de efeito colateral nem efeitos adversos. O paciente poderá apenas sentir algum tipo de formigamento ou calor durante a realização das sessões, mas nada além disso.

Por conta disso, a terapia pode ser realizada dentro da rotina do paciente sem qualquer problema.

QUER SABER MAIS SOBRE O TRATAMENTO PST?

Então entre em contato agora mesmo com a Vincere Musculação e Fisioterapia

QUERO SABER MAIS

Mora fora da cidade de São Paulo?

Pode ser que o seu período de tratamento seja extenso e não compense ficar indo para as sessões e voltando para a sua residência fora da cidade de São Paulo.

Não se preocupe. Temos separadas dicas de hotéis parceiros, roteiros de passeios e até uma agência de turismo que pode planejar uma estadia mais agradável na cidade, enquanto você cuida da sua saúde.

Você poderá escolher ficar nas imediações do nosso endereço sem se preocupar com distância ou trânsito.