voltar

Por que na Vincere monitoramos a pressão arterial de nossos alunos

Data de postagem 30/06/2017 | escrito por

MEDIR A PRESSÃO ARTERIAL ANTES, DURANTE E DEPOIS DO TREINO É UM PROTOCOLO BÁSICO COM O ALUNO OU O PACIENTE.

A pressão arterial (PA) é medida pela pressão que é exercida na parede das artérias pela passagem do sangue. A sua descompensação pode acarretar problemas graves, como lesões na parede dos vasos e até um infarto. A forma mais adequada de evitar problemas de saúde acarretados pelo desequilíbrio da PA é a sua monitorização.
 

O APARELHO PARA MEDIR A PRESSÃO ARTERIAL DEVE SEMPRE SER CALIBRADO E TER AS BATERIAS CARREGADAS.

Existem 3 tipos de aparelhos disponíveis hoje no mercado. O manual ou analógico, o digital de pulso e o digital de braço. Os digitais surgiram com o avanço da tecnologia e traduzem as informações analógicas em pulsos elétricos convertidos em dados digitais e transferidos para uma tela. Todos eles são precisos quando bem calibrados e com as baterias bem carregadas.
 
O aparelho manual é a forma mais antiga de aferir a pressão arterial. Por ser analógico é muito preciso ao informar a pressão arterial.
 
O aparelho digital de pulso agregou facilidade e acessibilidade à vida das pessoas que necessitam de monitoramento.
Mas junto com a facilidade caminha a sensibilidade do aparelho em se adaptar a mudanças bruscas durante a aferição. Existe uma posição correta do corpo e do braço durante a aferição. Falar ou se mexer durante o procedimento pode interferir na leitura.
 
Já o aparelho de pressão digital de braço, por ser colocado mais para cima, sofre menos com a sensibilidade na leitura dos pulsos elétricos e deve ser usado naqueles mais agitados, apesar de levar um tempo maior para ser colocado no indivíduo.
 
Na VINCERE encaramos de forma séria a sua saúde. Por isso, os aparelhos utilizados, tanto analógico como os digitais, são calibrados a cada 6 meses, como aconselham os fabricantes. Os dois aparelhos digitais são alemães, de última geração, e são muito bem avaliados pelos especialistas.
 

PORQUE AFERIR A PRESSÃO ARTERIAL A CADA TREINO?

 
Já tivemos relatos de pessoas que não controlaram a pressão no início do treino e apresentaram fadiga durante a execução dos exercícios. Ao medir a pressão arterial deles foram constatadas oscilações relativamente preocupantes da pressão arterial. Mesmo aqueles que nunca relataram problemas estão sujeitos a um dia ruim.
 
Na VINCERE adotamos o protocolo de monitoramento da pressão arterial de nossos alunos. Seguindo estudos e condutas preventivas acreditamos que este método adotado seja uma forma de alertar nossos alunos sobre um desequilíbrio em sua pressão arterial em repouso (antes do treino) e após um exercício físico resistido (musculação) ou de intenso gasto energético (aeróbico).
 

Siga-nos no Instagram @vincere.fisio

Conheça nossas soluções Acesse