voltar

Qual a diferença entre fazer exercício físico e fazer atividade física

Data de postagem 04/07/2022 | escrito por
Vincere Musculação e Fisioterapia

Você sabia que há uma diferença entre fazer exercício físico e fazer atividade física? Bem provável que não, não é mesmo? Sem problemas! É normal não nos atentarmos para essa pequena diferença, contudo se você busca uma vida longe de dores e mais equilibrada o ideal é que você saiba ainda hoje quais são as diferenças entre essas duas práticas.

exercício físico, atividade física

Atividade física ou exercício físico? O que é melhor para você nos dias de hoje? No seu momento atual você buscaria um profissional capaz de te ajudar com exercícios físicos ou com atividades físicas?

Antes de mergulharmos mais a fundo nos conceitos podemos afirmar sem nos comprometer que a melhor das opções, independente do seu estado atual, é não ser sedentário. Dessa maneira, exercício ou atividade física serão o passo inicial para uma vida melhor.

Após dar esse primeiro passo o mais recomendado é que desenvolva-se uma rotina de treinos que possibilite conforto em relação a sua agenda, momentos de descontração ao realizar esse treino e principalmente um profissional atento a cada uma das suas necessidades especiais.

Frente a essa mentalidade e também ciente da importância de uma rotina de exercícios e também dos benefícios das atividades físicas, vamos às definições.

 Atividade Física

Quando falamos em atividade física logo vêm à mente imagens de pessoas caminhando, atletas treinando suas modalidades ou até mesmo de profissionais se alongando durante a sua jornada de trabalho. Tudo isso é, de fato, uma atividade física.

Em outras palavras: atividade física é toda a prática que envolve o corpo e promove melhoria das funções do corpo e clareza mental ou redução do stress.

Toda e qualquer atividade em que você desprende sua energia para realizar algum trabalho, seja carregar caixas de um lugar para outro seja uma breve caminhada ou até mesmo correr uma maratona, fazer uma prova de triathlon é uma atividade física.

Nas atividades físicas não há um objetivo primário para a execução daquela rotina. Não há um porquê além da manutenção da saúde e promoção de lazer.

Dessa maneira fazer atividade física está mais associado ao campo das atividades lúdicas recreativas. Não há uma especificidade ou metas a serem batidas com aquele treino.

atividades físicas e exercícios físicos

A atividade física é altamente recomendada para todos, em especial aqueles que estão vivendo momentos  mais estressantes na vida ou passando por determinadas situações em que o sedentarismo pode se instalar.

Exercício físico

Quando pensamos em melhorar alguma habilidade, torná-la mais polida ou habilitar novas habilidades em prol de um objetivo primário estamos nos situando no campo do exercício físico.

Os exercícios físicos são um nível paralelo às atividades físicas. Enquanto essas apenas se concentram em momentos lúdicos que promovem redução dos stress e melhora na qualidade de vida, estes se concentram na superação de limites, criação de massa muscular para um objetivo final ou aumento dos níveis de elasticidade e alongamento.

Praticar um exercício físico pode até mesmo ser um momento de intenso stress, em especial nos esportes altamente competitivos, onde os atletas ou esportistas precisam bater metas, forçar seu corpo a superar os pontos anteriores e encarar a competição com frieza e naturalidade.

Se você pretende seguir para o caminho do exercício físico, seja por uma escolha deliberada, seja por recomendação médica, o mais recomendado é antes de começar a prática buscar um profissional experiente e capacitado para aumentar ainda mais o seu rendimento dentro da área.

Qual o melhor? Atividade física ou Exercício físico?

Perguntas como essa nunca possuem uma resposta única mas sim um grande “DEPENDE”. Por que “depende”? Muito simples, reflita sobre em qual nível de necessidade você está?

Não podemos recomendar todo um compromisso e dedicação para uma pessoa de vinte e cinco ou trinta anos que apenas quer melhorar a sua condição cardiovascular para evitar infartos ou derrames cerebrais após os cinquenta anos.

Da mesma maneira não podemos ser negligentes com um adepto do Método Vincere que está com a sua pressão arterial alta, tem dores na lombar e sofre com perdas de equilíbrio. Esse indivíduo precisa seguir uma rotina de exercícios para corrigir e melhorar cada um desses tópicos.

Então só podemos dizer que cada caso é um caso, na dúvida busque um profissional que saiba como te guiar e te conduzir em cada um desses campos.

atividades físicas para melhorar a saúde, saude, atividade física, academia, rotina de treino

Atividade física gostosa de ser feita e que traz benefícios ao mesmo tempo que planta risadas e bem estar ou exercícios que vão melhorar o seu dia a dia e dar mais autonomia para fazer as atividades corriqueiras do dia a dia.

Essas são escolhas suas, mas as escolhas devem ser bem pensadas e iniciadas ainda hoje! Saúde é um investimento de longo prazo e por esse motivo você deve começar hoje.

Como começar?

Essa é uma excelente pergunta, mas você pode começar ainda hoje por meio de uma breve caminhada pelo seu quarteirão. Substituir os quinze minutinhos que você passa para acordar pela manhã por alguns movimentos para soltar mais a musculatura do seu corpo.

Uma pequena atividade física feita ainda hoje será a sua saúde e o seu bem estar amanhã. 

Nada te impede de deixar para depois também, nossas escolhas são guiadas de acordo com as nossas urgências e necessidades, mas lembre-se que a sua prioridade deve ser sempre a sua saúde. 

De nada adianta ter tudo se não temos saúde para usufruir de cada coisa.

exercícios físicos para idosos

Começar hoje também pode ser começar com o pé direito. Quando você busca apoio e assistência com alguém que entende do assunto é ainda mais efetivo e eficaz o seu resultado. 

Se falamos em alguém com experiência, total atenção e profissionalismo fica fácil lembrar da Vincere e de todos os seus profissionais. Viver bem não é sinônimo de viver uma vida regrada e chata, mas sim de praticar atividades físicas e exercícios físicos de uma maneira legal e gostosa, cercado de bons amigos e em um ambiente bom.

Faça atividade física ou faça exercício físico só não deixe de lado o seu bem mais precioso: a sua saúde.

Siga-nos no Instagram @vincere.fisio

Conheça nossas soluções Acesse