voltar

Técnicas de Yoga para aliviar a dor

Data de postagem 03/08/2022 | escrito por

A dor é a forma como o seu corpo sinaliza que há algo de errado com ele. Por mais que não gostemos da dor ela é preciso compreender e aprender com ela. Descubra técnicas de yoga para aliviar a dor do seu corpo e aprenda mais sobre a sua dor.

Como já falamos antes, a Yoga é uma excelente ferramenta para quem busca uma vida mais conectada consigo próprio, plena e sem dores ou desconfortos no dia a dia.

Yoga para aliviar as dores

A Yoga vai muito além de simples posturas, exercícios de respiração e alongamentos, a prática em si é uma forma de conectar corpo, mente e espírito e busca o caminho do bem estar através da consciência corporal.

Por meio de exercícios de Yoga você irá muito além da melhora da sua postura ou do alívio das suas dores e, de acordo com o objetivo maior da técnica, chegará em um estado de autoconhecimento e consciência do corpo como um todo.

Ciente disso é preciso alinhar um pouco as expectativas em relação ao impacto que a Yoga terá no seu dia e como será a sua vida após primeiros efeitos surgirem.

As técnicas de Yoga para a dor jamais substituirão um acompanhamento médico ou uma vida mais regrada e plena no sentido de saúde, prevenção e movimento.

Contudo, ter uma rotina de poses e medições baseada no cânone da Yoga será um diferencial (e tanto) para o seu caminho de uma vida sem dor e com maior independência.

A Yoga não será como um santo elixir para as suas dores, mas dará um nível de percepção sobre o que de fato é a sua dor e principalmente de onde ela vem e como corrigi-la.

A Yoga como remédio

É um pouco errado dizermos que a Yoga será como um remédio para você que tem dor porque a dor não é uma doença.

Lembre-se sempre: a dor é um sinal de que algo não está legal dentro de nós e é aí que está o diferencial da consciência do seu corpo e do seu organismo como de fato um organismo.

A dor é apenas uma consequência, pode ser um mau hábito adquirido com o tempo, pode ser uma má formação óssea, um desgaste de cartilagens ou até mesmo uma deficiência genética.

A dor é o sinal de que algo não está legal ou que pode melhorar.”

Dessa forma a Yoga não é um remédio, mas sim uma mudança de hábito e uma melhora da compreensão dessa dor.

A Yoga como professora

Em outras palavras: a Yoga será a sua professora na sua jornada de compreensão da sua dor, aprimoramento dos seus hábitos e correção das posturas no dia a dia.

Quando encaixa-se uma pequena rotina de quinze a vinte minutos de técnicas de Yoga para a dor no começo da sua manhã é bem provável que o resto do seu dia seja altamente impactado.

Além dos fatos apresentados acima devemos ter em mente que os pequenos momentos de concentração e meditação provenientes da Yoga também fazem parte do processo de autoconhecimento e reconhecimento da dor.

Postura de Yoga para a dor

Há diversas posturas dentro do universo da Yoga para o controle e o tratamento da sua dor. Partindo da melhoria e fortalecimento da região da lombar até o reforço dos músculos do pescoço e também o fortalecimento das vértebras do topo da coluna.

Contudo há algumas posturas que são mais efetivas e até mesmo genéricas no campo da dor e é por esses motivos que não podem faltar na nossa pequena lista.

Todas as posturas melhoram aspectos do dia a dia de qualquer pessoa que passou dos quarenta anos e está com aquelas famosas dores laborais: lombar, pescoço e costas.

posturas de yoga para dor, yoga para pescoço, yoga redução do stress

Não podem faltar poses e posturas de torção nessa melhoria para a coluna, logo a posturas como:

  • Ardha Matsyendrasana;
  • Parivritta Trikonasana;
  • Marichyasana;

são excelentes para melhorar a circulação e também as dores nas regiões da lombar e do quadril. Perfeitas para quem passa boa parte do dia sentado.

yoga para aliviar a dor, dores na coluna, dores no pescoço

Já posturas como a postura da criança (ou Balasana), a postura da vaca (ou Bitilasana) e a postura do gato (ou Marjaryasana) são muito boas para quem tem sobretensão na região do pescoço e ombros.

Como incluir a Yoga para aliviar a dor

Como sempre falamos aqui na Vincere o segredo para longevidade e uma vida sem dor com mais independência e felicidade é a prevenção e o movimento, logo incluir a Yoga na sua vida cedo é uma das melhores dicas para viver melhor.

Pense que a atividade da Yoga será não apenas um momento de desafio e descontração para a sua rotina mas também um ponto alto na sua vida sem dor e com mais sabor.

Fazer atividades ou exercícios físicos é o que trará o retirará bons anos da sua vida, então ter associado a obrigação essa diversão que é marcante na Vincere torna tudo mais fácil.

Yoga alivia a dor, alivo das dores com yoga, yoga medicinal

A dor é uma excelente professora para quem está buscando conhecer mais sobre o próprio corpo e a Yoga é a disciplina que mais conecta o corpo e a mente neste curso.

Encaixe a Yoga como uma ferramenta para retirar a dor da sua vida e a veja como uma parte integrante do seu dia a dia.

Considerações finais

Há muitas variações de Yoga e dentro dessa variação há também muitas posturas e muitas condições e panos de fundo para as mais diversas abordagens dentro do universo da dor e da conexão corpo, espírito e mente.

Busque não só aquela que mais combina com você, mas sim aquela que irá proporcionar mais resultados e benefícios para a sua rotina e dores de hoje.

Yoga pescoço, yoga quadril, yoga articulações, yoga costas

Um professor atencioso e disposto a ensinar será fundamental para a sua evolução como um todo na Yoga e também para reduzir os níveis de dor na sua vida.

Compreender a importância da atividade física e também de profissionais adequados é o primeiro passo para tornar a Yoga intrínseca na sua vida.

Todas as técnicas de Yoga para aliviar a dor que trouxemos aqui são apenas uma das muitas abordagens para a dor e promoção de felicidade e independência promovidas pela Vincere, venha conhecer o nosso método.