voltar

Você sabe quais os 4 principais benefícios da musculação?

Data de postagem 04/10/2016 | escrito por

Você já deve ter ouvido falar na importância da musculação, mas sabe elencar quais são realmente os principais benefícios. Separamos neste post as 4 principais vantagens que desfrutam as pessoas que se dedicam a esse tipo de atividade física.

Aumento da massa muscular

Sempre que submetemos um grupo muscular a uma contração, estamos promovendo o aumento de massa muscular e estamos produzindo substâncias com efeito anti-inflamatório para nossos músculos e demais tecidos.

Como a musculação permite o controle das cargas que vamos usar, sabemos que independente de nossa aptidão física, vamos conseguir treinar e aos poucos, evoluir nossa condição. Essa constatação permite concluir que uma pessoa que não consegue caminhar, pode e deve começar a fazer musculação, como forma de recuperar massa muscular que ajude a voltar a caminhar.

Em outras palavras, podemos dizer que a musculação nos faz ficar mais fortes e ajuda a diminuir dores ou até mesmo nos livrar delas. Portanto, contribui diretamente para sermos mais independentes para fazer as coisas sozinhos.

Aumento da massa óssea

São duas as formas de aumentar a massa óssea:

  1. esportes de impacto – correr, saltar
  2. exercícios resistidos – musculação

Por motivos de segurança articular, recomenda-se a musculação como a forma mais saudável de aumento da massa óssea.

Por isso é tão recomendada para casos de osteopenia ou osteoporose.

Proteção de articulações e tendões

A musculação também é recomendada como forma de estimular, de forma eficiente e segura, todas as funções das cartilagens articulares, dos discos intervertebrais, dos ligamentos e dos tendões. Cartilagens saudáveis significam menor desgaste ósseo nas articulações.

Poupar ossos é evitar a prótese de amanhã!

Redução da gordura corporal

Apesar da maior divulgação do exercício aeróbico como forma de queima calórica eficiente, não quer dizer que a musculação não seja também super importante para atingir esse objetivo.

A redução da gordura corporal também é estimulada pela musculação em dois momentos: no gasto calórico durante a atividade e com o aumento da massa muscular, quando o metabolismo basal aumenta e passa a consumir mais calorias mesmo em repouso.

Ou seja, você passa a queimar mais calorias até enquanto dormindo.

Não é incrível o poder da musculação?

Na Vincere, enxergamos a musculação com a seriedade e compromisso que nosso público exige.

Nossos fisioterapeutas são desafiados a estudar e evoluir tecnicamente para cumprir nossa missão:

– Promover saúde através do ganho de força e massa muscular!

Siga-nos no Instagram @vincere.fisio

Conheça nossas soluções Acesse