voltar

3 exercícios para melhorar a postura

Data de postagem 10/08/2022 | escrito por

Um dos principais motivos que aflige mais quem tem problemas de coluna e dores na lombar e no pescoço é a má postura. Nessa publicação mostraremos 3 exercícios para melhorar a postura e se livrar dessas dores chatas.

Como sempre falamos por aqui, a má postura e também outros maus hábitos são fatores cumulativos para as dores que mais nos impedem de ter uma vida sem dores e com maior liberdade e independência.

O objetivo da Vincere como um todo é buscar soluções que previnam as dores por meio do movimento. Tudo aquilo que envolve o campo das atitudes de forma a remediar a prevenir dores e desgastes estão dentro do nosso portfólio de serviços.

fortalecer a lombar, dores no pescoço, exercicios para melhorar a postura
Pilates para melhorar a postura

É importante ter em mente sempre que as dores de amanhã são reflexos das nossas escolhas de hoje, então ter uma boa postura agora pode ser algo simples mas que gerará um enorme benefício amanhã.

Tudo que revelarem nessa publicação é a parte introdutória dos nossos serviços e trará benefícios rápidos em um curto intervalo de tempo.

Pode parecer algo banal, mas mudar a sua postura é algo que vai além de ter uma boa cadeira ou um ambiente de trabalho adequado para passar longas jornadas de escritório.

Pequenos exercícios para melhorar a postura se concentram em três grandes pilares, como quase tudo que envolve o tecido musculoesquelético:

  • Fortalecimento dos músculos;
  • Flexibilidade do corpo;
  • Memória muscular.

Em outras palavras podemos afirmar que criaremos condições propícias não apenas para que as suas dores na lombar ou nas costas sejam extintas, como também para que você consiga carregar mais peso e ter mais autonomia nas atividades domésticas e rotineiras.

A sequência de três exercícios para melhorar a sua postura é fácil e não exige muito tempo de quem a executa, tornando assim aplicável por qualquer um em qualquer lugar.

Vale ressaltar que esses exercícios são apenas uma forma de tratar das dores mais superficiais e que não são crônicas, apenas aquelas que tem a ver com problemas de postura.

Os exercícios para melhorar a postura são exatamente o que dizem: para ajustar a postura de forma a tornar o caminhar e o sentar mais ergonômicos e corrigir determinados vícios adquiridos ao longo da vida.

Essa rotina de alongamentos e fortalecimentos jamais será substitutiva ao auxílio de um profissional e não se compara a um tratamento de longo prazo.

Enxergue a nossa sugestão de atividades para melhorar a postura como um “quê” a mais que pode tornar o seu processo em prol de uma vida sem dor mais rápido. Algo complementar.

Prancha

Um dos exercícios mais famosos nas academias e alvo de boas críticas para quem sofre com dores de coluna por má postura, a Prancha é ideal para quem busca fortalecer a lombar e o abdômen.

A má postura muitas vezes é proveniente de músculos de sustentação fracos ou com algum comprometimento de elasticidade ou simplesmente que não são acionados de forma correta.

Prancha para melhorar a postura

A prancha fortalece toda a região chamada de “core”, ou seja, a sustentação do corpo. Isso faz com que esse exercício seja perfeito para melhorar a postura e fortalecer todos os músculos do abdômen e lombar.

Postura do gato e da vaca

Uma postura famosa da Yoga que consiste em esticar e fortalecer as suas costas de uma forma suave e eficiente, a postura do gato e da vaca (ou marjaryásana) é altamente recomendada para quem sofre de dores na lombar e no pescoço.

A má postura é resultado do acúmulo de vícios ao longo da vida. Um músculo fraco aqui, um desvio ósseo ali, uma torção mal resolvida cá e está criado o quadro do problema nas costas, no pescoço e na lombar.

exercícios para melhorar a postura

Como fazer para não sentir mais essas dores?

Postura do gato e da vaca (marjaryásana)!

Arquear as suas costas como um gato e depois levantar o quadril baixando as costas como uma vaca faz quem que toda a sua região lombar, com destaque ao quadril, seja reforçada.

Além desse benefício físico para a coluna e o pescoço, a sua postura como um todo será melhorada, garantindo não apenas efeitos positivos no campo da dor como também criando uma imagem melhor, com mais autoestima e padrão estético, no campo pessoal.

Como essa postura é proveniente da Yoga poderão ser realizadas rotinas de respiração e meditação juntamente com a execução do movimento, tornando a experiência completa e muito mais enriquecedora.

Alongamentos de pescoço e coluna

Uma simples rotina de alongamentos de pescoço e coluna é o mais básico exercício para a melhora da postura como um todo. O básico que funciona é melhor que o sofisticado que promete mas não cumpre.

Em relação aos alongamentos de pescoço e coluna é fácil perceber os seus benefícios imediatos dentro do ambiente em que o indivíduo está com dor estar.

Não ter dores nas costas por ter uma má postura traz mau-humor, indisposição e principalmente é contra produtivo em um ambiente de trabalho.

Assim, ter uma pequena rotina de alongamentos no pescoço, esticando para os lados, para frente e para trás de forma tranquila, calma e mantendo um bom ritmo de respiração é perfeito para o fim de uma jornada dura de trabalho frente a um computador.

Uma pequena rotina de alongamentos no pescoço com os movimentos clássicos de alongar as laterais e as frontais dos músculos de sustentação da cabeça bastarão.

Segure a posição da lateral direita do pescoço com o braço direito por quinze segundos e faça o mesmo com o lado esquerdo do pescoço e o braço esquerdo bastarão para aliviar a tensão desta região.

Para a coluna você poderá alongar com a posição da criança da Yoga e também torções de coluna praticadas na Yoga serão excelentes para aliviar o stress dessa região lombar.

exercícios para a postura

O importante é segurar as posições por quinze a trinta segundos no começo e logo depois ir demorando mais tempo nessas posições.

Além de fortalecer os músculos por isometria relaxam a região retirando boa carga do peso do stress diário e melhorando a concentração como efeito tangente.

Considerações finais

Todos os exercícios para melhorar a postura passados aqui são apenas paliativos para dores mais simples e podem até resolver problemas de má postura mas jamais serão substitutos para o acompanhamento de um bom profissional ou a frequência em um estúdio com o Método Vincere.

Na Vincere prezamos pelo movimento como principal maneira de evitar dores e como um trampolim para uma vida mais gostosa de ser vivida.

Esse raciocínio está solidamente baseado em um bom atendimento, com pessoas atentas e profissionais receptivos, compreensivos e aptos para cada particularidade do assistido.

postura, dores por ma postura, exercício para fortalecer a postura

Os exercícios melhoram a sua postura e como consequência aumentam a sua autoestima, a sua qualidade de vida e principalmente a sua autonomia para o dia a dia.

Nossos esforços são em prol de uma vida sem dores e na qual você seja o protagonista de todas as suas escolhas e decisões, então não perca mais tempo e vamos nos exercitar juntos.

Saiba como o Hatha Yoga pode te ajudar a melhorar a coluna