voltar

4 segredos que vão melhorar o seu tratamento de fisioterapia

Data de postagem 16/06/2022 | escrito por

Para ter um bom rendimento em qualquer modalidade da nossa vida precisamos ir além da prática em si e buscar potencializar os fatores externos a ela. Pensando nisso, vamos listar 4 segredos que vão melhorar o seu tratamento de fisioterapia.

Mas por que devemos dar tanta importância em buscar melhorar os fatores externos da atividade e não apenas focar puramente na atividade em si?

Por que é importante focar em tudo ao redor da fisioterapia?

É muito simples: quando focamos apenas na atividade em si, por melhor que for a nossa execução ou por maior que seja a entrega àquilo nunca alcançaremos, de forma rápida, um ponto onde a atividade, em si, se tornará um hábito.

É muito importante que as atividades de rotina virem hábitos para que se tornem parte integral da nossa rotina de forma mais sutil e eficiente.

tratamento de fisioterapia
Tratamento de fisioterapia efetivo!

Em outras palavras, quando “arrumamos o cenário” para a execução de uma atividade essa execução torna-se melhor, mais organizada, mais orgânica e principalmente mais prazerosa e fácil de ser lembrada.

Com esse alinhamento e as expectativas balanceadas podemos, de fato, ter o máximo de transferência de energia e foco para a execução. 

Vamos aos 4 segredos que vão melhorar o seu tratamento de fisioterapia e como você pode aplicar essas dicas ainda hoje.

Alimentação

Um grande pilar para qualquer pessoa que busca uma vida não somente mais longeva e duradoura como também com maior independência e liberdade, a alimentação é crucial para que o seu tratamento de fisioterapia seja o melhor possível.

Contudo não se limite a apenas ter uma alimentação saudável ou para o “comer gostoso, bem e mais saudável” mas sim mire na nutrição funcional e adequada do seu corpo para as sessões de fisioterapia.

Em outras palavras, o ideal é que a ingestão dos alimentos seja pensada de maneira que ocorra um momento de nutrição voltada para a sessão de fisioterapia e outro momento voltado para os primeiros instantes logo após a sessão.

As demais refeições também devem ser equilibradas, de forma que busquem alcançar a ingestão de minerais e nutrientes necessários para uma vida saudável e sem perder o sabor e o paladar dos alimentos.

Para esse tópico o mais recomendado é que um nutricionista ou um médico nutrólogo seja consultado para que o cardápio seja o mais ajustado para a situação particular do paciente na fisioterapia.

Alongamento e aquecimento

Uma das práticas mais comuns no método Vincere é a prática da fisioterapia e do RPG em busca da maior mobilidade, proteção articular e também a saúde musculoesquelética.

Frente a essa realidade fica claro que o tratamento de fisioterapia, em si, já tem resultados significativos e que com a prática regular os objetivos propostos são alcançados de maneira eficaz e plena.

Então por que alongar e aquecer o corpo é tão importante?

alongamento e aquecimento, tratamento de fisioterapia
Alongue e aqueça antes de começar sua sessão

Por um motivo simples e que muitas vezes passa despercebido pelos adeptos de atividades físicas: sangue circulando também é saúde e nutrição, movimento é prevenção.

Quando nos alongamos e fazemos pequenos circuitos para o aquecimento do nosso corpo estamos estimulando o sistema circulatório para que o sangue corra melhor por todo o organismo.

Sangue correndo é sinônimo de oxigênio e nutrientes chegando aos músculos e com todo o seu organismo bem nutrido e oxigenado é mais fácil ter um bom rendimento nas sessões de fisioterapia.

Avaliação Médica

Esse é sem dúvida um dos 4 segredos que vão melhorar o seu tratamento de fisioterapia que deve ser feito como suporte ao fisioterapeuta.

A avaliação médica vai auxiliar em todo o seu tratamento e poderá direcionar melhor o profissional que irá assistir todo o seu tratamento fisioterápico.

A fisioterapia não é a simples execução guiada de exercícios pré-definidos, mas sim a reabilitação por meio do movimento.

Em outras palavras, é preciso saber a fundo quais as limitações do corpo, qual o condicionamento do indivíduo e como está a sua saúde como um todo.

Muito pouco adianta ter um tratamento de fisioterapia que apenas te passa uma série de exercícios e não tem o foco necessário na causa da dor, para evitar que ela regresse. 

tratamento de fisioterapia e avaliação médica
Busque um médico antes de começar no Método Vincere

Dessa maneira, passar por uma avaliação fisiopostural antes de começar as suas sessões de fisioterapia é o primeiro passo para ter o tratamento personalizado que os profissionais da Vincere estão aptos para te entregar e melhorar a qualidade da sua vida com o nosso lema “Prevenção e Movimento”.

O  médico também poderá te alertar sobre outros aspectos ocultos da saúde, como por exemplo como está a situação do seu sangue, seus níveis de colesterol, se o seu organismo precisa de alguma vitamina e demais observações pertinentes.

Ambiente bom

Um dos 4 segredos que vão melhorar o seu tratamento de fisioterapia de forma que é mais fácil de ser aplicado ainda hoje é buscar um ambiente bom para a sua sessão.

Mas quando falamos “ambiente bom” o conceito fica muito amplo, então vamos listar as principais características de um bom ambiente para tornar mais fácil o seu entendimento e melhorar sua jornada neste espaço:

  • Você se sente confortável em praticar atividades físicas nele;
  • Não há julgamentos;
  • As pessoas que estão ao seu redor estão felizes e alegres;
  • Os profissionais que te assistem têm paciência e atenção;
  • Quando a sua sessão termina você já não vê a hora da próxima.

Se todos esses itens foram atendidos você está em um bom ambiente e o seu tratamento será o mais bem sucedido possível.

espaços legais para o seu tratamento de fisioterapia
A felicidade contagia e torna o tratamento de fisioterapia uma verdadeira alegria

Estar em um ambiente confortável e que te motiva é um dos principais gatilhos para continuar e permanecer no tratamento de fisioterapia, conquistar cada avanço nas dificuldades de mobilidade e tornar todo o processo uma jornada de prazer e melhoria de vida.

O espaço, a atenção profissional e a disposição do seu fisioterapeuta são cruciais para que o seu tratamento seja adequado ao que o seu médico receitou e que as suas necessidades individuais sejam atendidas e respeitadas.

Conclusão

Sua rotina no seu tratamento de fisioterapia não serão iguais depois de aplicar todas as dicas que fornecemos aqui!

Acredite, essas informações podem parecer simples no primeiro olhar mas se você me mantiver motivado e disciplinado, cumprindo cada uma dessas observações verá o resultado em poucos semanas.

É nítido como nosso rendimento aumenta de forma expressiva quando focamos em micro atividades e desenvolvimento de rotinas e criação de hábitos.

Ter uma boa alimentação, aquecer e alongar legal antes de começar uma sessão de fisioterapia, realizar um acompanhamento médico prévio e principalmente buscar um ambiente bom, confortável e acolhedor serão as atitudes que farão suas metas serem alcançadas no círculo da saúde.

Lembre-se sempre, a melhor forma de prever o amanhã é começar a construí-lo hoje. Venha para a Vincere e aproveite o melhor da prevenção e do movimento.