voltar

A postura inadequada pode ser a causa da dor crônica?

Data de postagem 24/08/2022 | escrito por

A má postura é a uma das principais vilães quando o assunto é falta de produtividade, dores localizadas e principalmente dor crônica. Afinal, a postura inadequada pode ser a causa da dor crônica? Fique conosco até o fim dessa publicação e descubra a resposta!

A postura inadequada é realmente um empecilho para uma vida plena e sem dores, pois compromete não só os músculos de todo o corpo como também e principalmente os ossos que estão relacionados com a sustentação.

postura inadequada

Antes de falarmos sobre o impacto da má postura para o complexo de dores crônicas que podem atingir qualquer um é importante fazermos algumas considerações.

O que é má postura? O que é dor crônica? O que seria postura inadequada? Minha postura está ruim? Posso melhorar minha postura?

Essa são questões que devem ser feitas e respondidas antes de qualquer esclarecimento e você deve estar atento, afinal pode estar errado e nem sequer saber.

Então, ajeite essa postura na cadeira, mantenha a tela na altura dos olhos e com o pescoço relaxado e vamos discutir um pouco sobre a sua postura.

O que é má postura

Entendemos como postura toda a conexão ideal entre músculos, ossos e tendões.

Dessa forma forma a má postura é tudo aquilo que agride a harmonia desse sistema e pode ser proveniente de fatores externos (uso de móveis com pouca ou nenhuma ergonomia) e fatores internos (pouca consciência corporal).

Em outras palavras podemos afirmar que o mero desleixo com a sua postura é má postura. Andar com os ombros curvados demais, sentar com a carteira no bolso de trás ou até mesmo ter um monitor abaixo da linha dos seus olhos já é um gatilho para a má postura.

Vale frisar que a má postura também pode ser proveniente de fatores que fogem do nosso controle como defeitos ósseos ou até mesmo falta de nutrientes durante alguma fase da vida.

O que é dor crônica

Por dor crônica nós entendemos que é aquela dor permanente ou com duração superior a três meses, muitas vezes é tida como uma “dor que não tem cura, apenas tratamento”.

As dores crônicas no geral estão associadas a doenças crônicas e muitas vezes são sintomas dessa doença e não a doença em si.

Em outras palavras é possível ter uma dor crônica e viver uma vida normal com certas precauções, cuidados especiais e atenção constante.

Dor crônica não é sinônimo de incapacitação, porém pode ser um primeiro gatilho para uma vida limitada se não for bem tratada.

O que seria postura inadequada

Conforme falamos a má postura é tudo aquilo que agride a forma anatômica do corpo e desequilibra o tripé de: músculos, ossos e tendões.

Logo a postura inadequada é a manifestação física da má postura, ou seja, é o “sentar errado”, a cadeira de trabalho que não é ergonômica, a falta de alongamentos e fortalecimento dos musculoesquelético e isso apenas para ilustrar brevemente.

postura inadequada ao sentar, postura inadequada no trabalho, dores cronicas vindas da postura inadequada, dor cronica postura

Postura inadequada, como o nome diz, é aquilo que não é adequado para a manutenção da postura e promoção do bem-estar da coluna vertebral e demais ossos, ,músculos e tendões.

Minha postura está inadequada?

Essa é uma boa pergunta a ser feita e pode ser respondida com uma pequena observação e prática rápida que pode ser feita em qualquer lugar.

Primeira você irá se olhar no espelho. Relaxe sua postura, tire toda a tensão dos ombros e do pescoço.

Agora olhe no espelho e veja como os seus ombros estão. Se os seus ombros estiverem um pouco curvados para frente ou para trás é bem provável que a sua postura esteja inadequada.

Para confirmar se a sua postura é inadequada mesmo vamos a um teste final.

posturas inadequadas, problemas de postura, problema de postura

Você irá chegar próximo de uma parede ou até mesmo no chão e tentar encostas as suas costas e os seus ombros. Se as suas costas encostarem por completo, junto com os seus ombros, você não sentirá dores por má postura, caso o contrário ocorra a postura está muito inadequada.

exercícios para postura, exercicio para postura, como corrigir a postura

Posso melhorar a minha postura?

O lado positivo de tudo isso é que problemas de postura inadequada podem ser resolvidos de maneira simples. Mas tenha em mente que algo simples nem sempre é algo rápido.

A postura inadequada é reflexo de uma lista grande de fatores e dessa forma há uma lista extensa de formas de corrigir e melhorar vícios de postura.

Problemas mais simples em relação a postura inadequada podem ser resolvidos com pequenas mudanças nos hábitos diários. Mais atenção com a postura ao sentar, um alongamento no meio da rotina de trabalho.

Questões mais complexas que envolverem má formação óssea ou problemas fisiológicos só serão resolvidos com o apoio médico especializado.

O ponto é que um bom tratamento, acompanhado de um especialista da área, pode gerar resultados positivos em um espaço curto de tempo.

A fisioterapia pode ser um fator decisório nesta questão, se esta for associada a técnicas paralelas como a Yoga, o RPG ou pilates os resultados são ainda melhores.

A postura inadequada pode ser a causa da dor crônica?

Tudo que falaremos aqui é reflexo do aprendizado continuo que temos na Vincere, sempre buscando as melhores abordagens para que os nossos assistidos sejam atendidos de maneira impar em relação a todo o mercado.

A postura inadequada pode sim ser a causa de dores crônicas para uma pessoa. Vícios de postura que são mantidos por anos poderão criar deformações permanentes em relação coluna ou pescoço.

Esse quadro pode ser alcançado se o indivíduo não buscar o apoio necessário logo que os primeiros desconfortos forem notados.

Problemas de postura inadequada não surgem da noite para o dia, eles são fruto de um vida inteira de maus hábitos.

exercicio para postura inadequada, dor cronica na lombar, dores na postura

O ideal para casos onde a postura esteja muito inadequada é que o indivíduo busque o auxílio de um médico especialista na região na qual a dor é mais sentida e em paralelo tenha uma boa relação com as atividades e exercícios de reabilitação e fisioterapia.

Sabemos que a melhor forma de não sentir dores é ter em mente que a plena prevenção é o melhor caminho para uma vida mais confortável e é por esse motivo que você deve se movimentar sempre.

Há inúmeros benefícios de ter uma boa rotina de treinos e a prevenção para uma postura inadequada é apenas um desses.

As dores crônicas são verdadeiros capatazes da nossa independência, tiram a nossa paz e o sabor gostoso de viver.

como melhorar a postura inadequada, atividades para a postura

Busque um local adequado para se exercitar, com profissionais que te deem o apoio necessário e justo para cada particularidade sua. Nossos estúdios, na Vincere, estão de portas abertas para a sua melhoria de vida, basta você querer.