voltar

Entenda como a fisioterapia promove o bem-estar físico além de melhorar a qualidade de vida

Data de postagem 14/09/2022 | escrito por

A qualidade de vida e o bem-estar devem ser os focos para quem busca uma vida com mais sabor e gostosa de ser vivida. Entenda como a fisioterapia (vamos chamar também de “FISIO”) te ajudará a alcançar esses objetivos de forma equilibrada, fácil e prazerosa.

Muitas vezes, quando falamos em FISIO, o quadro que surge em nossa mente é o cenário da reabilitação. Com exercícios mais leves, promovendo a recuperação de algum acidente ou lesão.

Esse quadro não está errado e é muito importante sabermos que um dos pilares da qualidade de vida é termos uma vida sem dor e com maior independência. Porém a FISIO vai muito além disso.

fisioterapia, fisio, bem-estar, bemestar, qualidade de vida, qualidade-de-vida
A Musculação é

Buscar apenas a via da reabilitação funcionará como uma maneira de reparar um dano que ocorreu, seja motivado por um acidente, seja motivado pelo acúmulo de maus hábitos.

É nessa linha que queremos apresentar a via do bem-estar e plantarmos a cultura dos bons hábitos físicos e reforçar o lema que carregamos no Método Vincere:

Movimento e Prevenção “

Em outras palavras através de uma estratégia terapêutica bem definida, podemos evitar chegar na dor e na necessidade de reabilitar. Através de tratamentos e exercícios vamos nos desenvolver na consciência corporal e no fortalecimento global.

A FISIO será uma excelente ferramenta para o incremento da sua qualidade de vida e também consolidação do seu bem-estar em qualquer fase da sua vida, em especial no agora.

A prescrição terapêutica e o bem-estar físico

Se refletirmos um pouco sobre a palavra “bem-estar” notaremos que ela carrega um significado muito amplo, é possível ter o seu bem-estar de diversas formas:

  • Não sentindo dor;
  • Estando confortável;
  • Sendo independente;
  • Ter o stress controlado;

Ou seja, o seu “bem-estar” depende de muitos fatores, isolados ou em conjunto.

felicidade e fisioterapia, fisioterapia de casais, bem estar, qualidade de vida, bem viver

As práticas da terapêuticas focam em todo esse círculo de fatores, seja de maneira tangente ou seja de maneira secante, promovendo não apenas a melhoria do seu bem-estar físico, como também o controle da ansiedade e do stress.

O bem-estar físico e a relação com as terapias motoras

O Método Integrado Vincere, busca a qualidade de vida através do movimento físico. É por essa via que exercitamos o corpo de maneira consciente. Assim, buscamos o fortalecimento de cada músculo para que o seu corpo tenha o seu melhor, em dias.

O bem-estar físico é isso: não sentir dores, ter consciência e compreensão de tudo que você pode fazer (até onde consigo tocar os dedos dos pés, até onde consigo correr, se posso ou não pular corda), e principalmente se sentir bem fazendo isso.

Quando temos uma vida limitada pela dor sofremos antes de mesmo de executar qualquer movimento. Seja pela ansiedade e pelo medo de nos machucarmos ou ficarmos paralisados pela dor.

qualidade de vida, bem estar fisico, fisioterapia para dores

O seu bem-estar e a sua qualidade de vida são recuperados quando se vai pela via da reabilitação por meio da FISIO e são ampliados quando se vai pelo caminho da FISIO preventiva diária.

Além disso, os exercícios passados na VINCERE promovem não apenas a maior independência para as atividades do dia a dia como também fortalecem o sistema cardiovascular e musculoesquelético.

A qualidade de vida

No quesito qualidade de vida podemos ir além do simples bem-estar e avaliar todo o pacote que envolve a nossa vida:

  • ausência de dor,
  • liberdade de movimento,
  • sentimentos bons e compartilhamento de momentos legais com quem nós mais amamos

Para quem goza de plena saúde hoje essas questões podem parecer simples demais, contudo, para quem sofre com limitações físicas sabe o como esses momentos fazem falta.

Desta maneira, pensar a terapia como uma construção diária de prática constante e que vai além da sessão é o que trará esses momentos gostosos de serem vividos, a qualidade de vida em si, de volta a tona.

fisioterapia para terceira idade, exercícios de fisioterapia, fisioterapia e bem estar

Ter essa qualidade de vida é fundamental para qualquer pessoa e não deve ser negada a ninguém. Você merece ser a sua melhor versão, hoje e sempre, e é por isso que fazer FISIO deve ser prioridade para você.

Se pusermos na balança uma sessão diária de FISIO não chega nem perto do resultado de um domingo feliz proporcionado pela independência conquistada. Imagine-se um dia depois de um churrasco ou encontro familiar que você tenha brincado com os filhos ou com os netos. Paga ou não paga o sacrifício?

Além dos efeitos positivos que podemos falar em relação à prática, vamos além e afirmamos, sem problema algum, que a qualidade de vida é alcançada quando o exercício, a FISIO, é parte integral da nossa rotina.

Para ser parte integral deve haver dois pilares a serem cumpridos: a disciplina (que parte inteiramente de você) e o querer (que parte tanto de você quanto do local onde você treina).

A importância de buscar bons ambientes

Um espaço adequado para fazer a sua terapia motora deve conter todos os equipamentos necessários para que a sua rotina dentro da clínica seja agradável e adequada para cada particularidade sua. Além disso, deve possuir profissionais atentos e capacitados para te assistir de maneira prática e eficiente.

fisioterapia, bem estar, qualidade de vida

Os espaços da Vincere estão nessa linha e vão além: todos os nossos ambientes são pensados para serem ambientes de descontração, com pessoas que te “puxam para cima” quando o assunto for se exercitar.

O local conta muito para o resultado, afinal, aquela clínica será um ponto de melhoria da qualidade de vida e promoção do bem-estar e não apenas um studio de Pilates.

Efeitos positivos

Além de promover o bem-estar físico e a qualidade de vida dos seus adeptos, a FISIO pode ir além do palpável e alcançar efeitos positivos além da clínica.

Quando falamos em uma vida sem dor, todos os efeitos psicológicos disso podem ser pensados sem muito esforço:

  • Mais alegria,
  • Mais independência,
  • Redução da ansiedade;
  • Combate a depressão,
  • Melhora de problemas de memória e saúde,
  • Redução do stress

E isso apenas para começar.

A chave para uma vida mais longeva é buscar o exercício como algo a ser feito por prazer e não obrigação e é nessa chave que a FISIO preventiva se destaca.

O nosso Método é pensado para que os nossos adeptos se sintam com vontade e “gostinho de quero mais” todos os dias e quando se derem conta já não sentem nenhuma dor.

A felicidade vem com o movimento e prevenção.