voltar

Falta de resultado na fisioterapia pode ter o paciente como principal causa

Data de postagem 17/10/2022 | escrito por

Essa é uma das verdades mais difíceis de serem lidas: às vezes o problema da fisioterapia é você. Quando negligenciamos o nossa rotina de exercícios, quando fazemos menos do que devemos e principalmente quando não há comprometimento, o resultado na fisioterapia é um só – estagnação.

Tratamentos de fisioterapia, musculação, fortalecimentos de forma geral são um ponto de inflexão para muitas pessoas.

Ter a sua vida mudada para melhor por meio de uma prática ativa, lúdica e gostosa de ser feita é uma sensação maravilhosa. Você fez parte daqui e o seu corpo te agradece não tendo mais dores.

A grande questão é que a prática ativa precisa de ação vinda de você. O as atividades prescritas não se fazem sozinhas, não é a melhor equipe do mundo que trará os resultados “de bandeja” para você e não é a fatura paga que te livrará das suas dores.

A falta de resultados na fisioterapia pode ser culpa inteiramente sua. E dizemos “pode” porque há, também, inúmeros outros pontos a serem trabalhados em cima disso, mas no geral a falta de constância é o calcanhar de Aquiles.

resultado na fisioterapia
Cinesioterapia como ferramenta de melhora de resultado na fisioterapia

Os principais fatores que impedem o resultado alvo de ser alcançado são os pequenos vícios e maus hábitos que adquirimos ao longo da vida: falta de disciplina, não entregar o máximo no treino, descanso insuficiente, alimentação inadequada.

O lado bom de tudo isso é que todos esses pequenos pontos podem ser remediados de maneira prática e ter os seus efeitos sanados em poucas semanas, a grande questão é que muitas vezes simplesmente não queremos corrigir.

Falta de disciplina

Costumamos tratar a disciplina como um dos pilares da vida funcional e sem dor dentro do nosso método porque, de fato, a disciplina e a perseverança são cruciais para quem quer fazer algo a mais na vida.

Pequenos esforços diários muitas vezes são desgastantes e a nossa vontade sempre é fazer o mínimo e esperar o resultado máximo, mas na vida isso não ocorre.

A falta de resultado na fisioterapia pode ser fruto de maus hábitos e um dos piores dessa lista é a falta de disciplina.

Você consegue remediar esse ponto com uma simples reflexão, com um leve toque. Pense o seguinte:

Eu quero viver com esse corpo para sempre? Eu prefiro uma vida sem dor ou com uma rotina de reclamações? É melhor uma série de pilates ou uma série de “não consigo porque tenho dor”?

resultado com fisioterapia

Acho que é mais do que claro que ninguém quer viver com dor e é por essa via que você sairá da inércia.

Mas para se manter firme e disciplinado o ideal é que sua linha de pensamento seja nos resultados apresentados no desenvolver da sua jornada sem dor. Em como a sua vida será mais doce e agradável quando você não tiver mais nenhuma dor.

Não entregar o máximo na sessão

Se o seu prescrição é dura, mas vai te ajudar, faça com que o seu corpo seja treinado e que o seu resultado seja conquistado com muito esforço.

Não há outra via – é preciso dar o máximo a cada visita na fisioterapia. Ir além, dentro do aceitável, em cada sessão e movimento que o seu fisioterapeuta te passar é o que é necessário para que o resultado seja eficiente.

Se não dermos o máximo que temos nas sessões não teremos o máximo de resultado na fisioterapia.

Porém há um grande “contudo” nessa história: o treino não precisa ser desgastante para que o resultado seja sólido, é preciso que o treino seja inteligente e bem estruturado.

Fazer o máximo de esforço não é o mesmo que ficar com a língua de fora, suando muito ou ter que passar o dia todo se recuperando.

Pelo nosso método é necessário ser o mais dedicado possível. É por isso que os nossos pacientes obtêm os resultados que têm: eles dão o máximo dentro de um máximo planejado e direcionado.

Descanso insuficiente

Dar o máximo também significa descansar ao máximo. Lembre-se que apenas os exercícios não geram o resultado esperado se todas as outras variáveis não estiverem bem acertadas.

Dizendo de outra forma: é preciso ter tudo bem feito, tudo bem “redondo” para que a vida seja plena e boa de ser vivida, sem dores e sem problemas de saúde.

como ter mais resultado na fisioterapia

A maior longevidade é conquistada quando a sua alimentação, o seu descanso e o seu físico são bem cuidados.

É no descanso que conquistamos a saúde física e também a mental, então se você não descansa o suficiente você não tem os resultados suficientes.

Na verdade, você não tem resultado nenhum.

Então a rotina do sono deve ser encarada como parte integral dos seus cuidados e muitas vezes até priorizada em relação ao próximo atendimento, afinal não há como se exercitar se você está cansado.

Alimentação inadequada

Boa parte da nossa indisposição e da nossa vida é controlada pela forma como comemos e pelo que comemos. Então boa parte do que colhemos de resultado na fisioterapia é plantado com o prescrito e irrigado com a alimentação.

Se atentar com a alimentação é um passo crucial para que os resultados dentro da clínica de fisioterapia sejam concretos e sólidos, se estendendo para além daquela hora, daquele momento.

Alimentar-se bem não é somente comer alimentos saudáveis ou com quantidades adequadas, mas também conforme o que será executado.

O alimento é o combustível que move o nosso corpo e a substância que nos separa do cansaço, por esse motivo que os alimentos devem ser planejados dentro da sua rotina.

fisioterapia resultados, resultado fisioterapia

Dessa maneira os resultados na fisioterapia podem ser alcançados pelo mesmo agente que os impede de serem alcançados: você mesmo.

Parece loucura imaginar isso, mas quando tomamos conta das nossas próprias decisões fica mais fácil e palatável aceitar e direcionar os resultados que plantamos.

Veja também esta outra postagem mencionando a fisioterapia regenerativa.

(referência)