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Tipos de Yoga

Data de postagem 13/07/2022 | escrito por
Vincere Musculação e Fisioterapia

Quem busca uma vida mais plena, longeva, próspera e longe da dor deve conhecer mais um pouco sobre o Yoga. Há inúmeros tipos de Yoga e existe um que combina com você e fará com que você entre de uma vez por todas em uma vida melhor e mais gostosa de ser vivida.

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O Yoga é uma prática oriental de posturas que promove conexão entre mente e corpo e é ideal para combater o stress do dia a dia, melhorar o condicionamento físico e também trabalhar o lado emocional e espiritual de maneira lúdica.

Como uma prática física, o Yoga possui ramos mais especializados para cada tipo de público. Partindo de filosofias que tem como objetivo a tonificação muscular até correntes que tentam alinhar tanto a postura quanto a vida espiritual.

Partindo de práticas mais ativas e que queimam mais calorias até rotinas que veem o equilíbrio (emocional e físico) como alvo, todos os tipos de Yoga são recomendados sem distinções para todas as idades.

Nessa publicação você conhecerá um pouco mais de cada escola de Yoga, verá quais são os seus benefícios e descobrirá qual é o estilo que combina mais com você na fase atual da sua vida.

Sem mais delongas vamos os principais tipos de yoga difundidos no Brasil e no mundo.

Hatha Yoga

O Yoga mais clássico e mais difundido por todo o ocidente. O Hatha Yoga é a prática que vem a sua cabeça quando você ouve a palavra: Yoga.

Com uma rotina mais tranquila de posturas e com poucas variações, essa é a modalidade mais recomendada para quem busca aumento de flexibilidade associado a condicionamento físico e também melhoria de equilíbrio.

Durante as sessões de Hatha Yoga o alívio das dores e a melhoria de humor e de condicionamento físico são constantes após poucas semanas de prática.

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O foco desse Yoga é a manutenção das posturas, a respiração e também a conexão entre corpo, mente e espírito.

Ashtanga Yoga

Uma ramificação da Hatha, e Ashtanga Yoga é uma espécie muito mais ativa de Yoga.

Com uma sequência de seis séries de posturas fixas, o Ashtanga é o Yoga para aqueles que buscam o condicionamento muscular por meio de exercícios intensos e que desafiarão muito mais o seu corpo e a sua mente do que qualquer outra modalidade.

Na Ashtanga Yoga a melhoria da sua vida se dará por meio do suor.

Nesse tipo de Yoga o seu condicionamento físico e mental juntamente com a sua flexibilidade serão levados a um nível acima e todos os músculos do seu corpo serão trabalhados em apenas uma sessão.

Mas não tenha medo. Cada uma das séries é a sequência da anterior e dessa maneira até mesmo um iniciante pleno não seguirá sem um desafio até mesmo no seu primeiro dia de Ashtanga Yoga.

Vinyasa Yoga

O Yoga performático do Vinyasa é uma cura para quem executa e também para quem assiste.

Com posturas que mais parecem uma coreografia, o Vinyasa Yoga é perfeito para quem busca uma atividade lúdica com benefícios para quem quer associar diversão com bem-estar.

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A prática é baseada em uma sequência de posições que se conectam entre si e geram um efeito visual muito intenso e bonito para quem assiste.

Todas as posturas são desenvolvidas por meio um “Flow”, ou seja, são fluidas e contínuas.

Essa sequência cria não apenas a maior consciência corporal como também melhoram o equilíbrio, a concentração e fortalecem o corpo e relaxam a mente, reduzindo o stress como efeito dominó.

Bikram Yoga

Esse tipo de Yoga é famoso não por sua sequência de posturas, mas sim por como e onde essas posturas são executadas: no calor.

O Bikram Yoga é muito parecido com o Vinyasa Yoga no sentido de conexão de posturas e estado de Flow, porém é feito em ambientes de com temperatura de quarenta e três graus celsius.

O objetivo dessa prática em ambientes mais quentes é promover a maior resiliência mental ao forçar o desconforto do adepto. Além disso, o calor ajuda a expelir as toxinas acumuladas no corpo por meio do suor.

O Bikram Yoga é recomendado para aqueles que querem queimar, quase literalmente, algumas calorias e se preparam psicologicamente e fisicamente para desafios mais intensos.

Iyengar Yoga

O Iyengar Yoga é focado na manutenção das posturas e na melhoria do equilíbrio como um todo.

As posturas do Iyengar Yoga são mais simples e objetivas pois esse tipo de Yoga é ideal para aquele que deseja a perfeição na execução, pois visa não apenas o foco no objetivo como também a melhora da postura como um todo.

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As posturas simples são um meio para o alinhamento das energias espirituais e também física, por meio do foco na postura da coluna e no fortalecimento dos músculos auxiliares de sustentação.

As sessões de Iyengar Yoga são mais lentas e menos dinâmicas e dependem do nível de cada adepto.

Praticantes com mais experiência tendem a ser mais precisos e exigentes com sua execução. Os iniciantes tem como objetivo a manutenção por maior tempo na postura.

Esse tipo de Yoga confunde quem apenas vê, por ser a modalidade mais estática de todas dá a impressão de ser a mais simples e fácil, contudo não o é. Manter uma postura de Iyengar é um desafio à parte.

Raja Yoga

A prática de Yoga mais espiritual é vista como uma meditação ativa mais do que como uma rotina de exercícios físicos.

O Raja Yoga possui posturas mais voltadas para a meditação e para a conexão entre a mente e o espírito.

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Recomendado para aqueles que buscam o estado de mindfulness e o controle do stress através de concentração e da meditação.