Quem busca uma vida mais plena, longeva, próspera e longe da dor deve conhecer mais um pouco sobre o Yoga. Há inúmeros tipos de Yoga e existe um que combina com você e fará com que você entre de uma vez por todas em uma vida melhor e mais gostosa de ser vivida.
O Yoga é uma prática oriental de posturas que promove conexão entre mente e corpo e é ideal para combater o stress do dia a dia, melhorar o condicionamento físico e também trabalhar o lado emocional e espiritual de maneira lúdica.
Como uma prática física, o Yoga possui ramos mais especializados para cada tipo de público. Partindo de filosofias que tem como objetivo a tonificação muscular até correntes que tentam alinhar tanto a postura quanto a vida espiritual.
Partindo de práticas mais ativas e que queimam mais calorias até rotinas que veem o equilíbrio (emocional e físico) como alvo, todos os seus tipos são recomendados sem distinções para todas as idades.
Nessa publicação você conhecerá um pouco mais de cada escola, verá quais são os seus benefícios e descobrirá qual é o estilo que combina mais com você na fase atual da sua vida.
Sem mais delongas vamos os principais tipos de yoga difundidos no Brasil e no mundo.
Hatha Yoga
O mais clássico e mais difundido por todo o ocidente. É a prática que vem a sua cabeça quando você ouve a palavra: Yoga.
Com uma rotina mais tranquila de posturas e com poucas variações, essa é a modalidade mais recomendada para quem busca aumento de flexibilidade associado a condicionamento físico e também melhoria de equilíbrio.
Durante as sessões o alívio das dores e a melhoria de humor e de condicionamento físico são constantes após poucas semanas de prática.
O foco desse Yoga é a manutenção das posturas, a respiração e também a conexão entre corpo, mente e espírito. Isso transforma a prática num caminho facilitado para a meditação.
Ashtanga Yoga
Uma ramificação da Hatha, o Ashtanga é uma espécie muito mais ativa.
Com uma sequência de seis séries de posturas fixas, o Ashtanga é para aqueles que buscam o condicionamento muscular por meio de exercícios intensos e que desafiarão muito mais o seu corpo e a sua mente do que qualquer outra modalidade.
No Ashtanga a melhoria da sua vida se dará por meio do suor.
Nesse tipo de Yoga o seu condicionamento físico e mental juntamente com a sua flexibilidade serão levados a um nível acima e todos os músculos do seu corpo serão trabalhados em apenas uma sessão.
Mas não tenha medo. Cada uma das séries é a sequência da anterior e dessa maneira até mesmo um iniciante pleno não seguirá sem um desafio. Até mesmo no seu primeiro dia de Ashtanga.
Vinyasa Yoga
O performático Vinyasa é uma cura para quem executa e também para quem assiste.
Com posturas que mais parecem uma coreografia, o Vinyasa é perfeito para quem busca uma atividade lúdica com benefícios para quem quer associar diversão com bem-estar.
A prática é baseada em uma sequência de posições que se conectam entre si e geram um efeito visual muito intenso e bonito para quem assiste.
Todas as posturas são desenvolvidas por meio um “Flow”, ou seja, são fluidas e contínuas.
Essa sequência cria não apenas a maior consciência corporal como também melhora o equilíbrio, a concentração. Também, fortalece o corpo e relaxa a mente, reduzindo o stress como efeito dominó.
Bikram Yoga
Famoso não por sua sequência de posturas, mas sim por como e onde essas posturas são executadas: no calor.
O Bikram é muito parecido com o Vinyasa no sentido de conexão de posturas e estado de Flow, porém é feito em ambientes de com temperatura de quarenta e três graus celsius.
O objetivo dessa prática em ambientes mais quentes é promover a maior resiliência mental ao forçar o desconforto do adepto. Além disso, o calor ajuda a expelir as toxinas acumuladas no corpo por meio do suor.
O Bikram é recomendado para aqueles que querem queimar, quase literalmente, algumas calorias e se preparam psicologicamente e fisicamente para desafios mais intensos.
Iyengar Yoga
O Iyengar é focado na manutenção das posturas e na melhoria do equilíbrio como um todo.
As posturas do Iyengar são mais simples e objetivas pois esse tipo de Yoga é ideal para aquele que deseja a perfeição na execução, pois visa não apenas o foco no objetivo como também a melhora da postura como um todo.
As posturas simples são um meio para o alinhamento das energias espirituais e também física, por meio do foco na postura da coluna e no fortalecimento dos músculos auxiliares de sustentação.
As sessões de Iyengar são mais lentas e menos dinâmicas e dependem do nível de cada adepto.
Praticantes com mais experiência tendem a ser mais precisos e exigentes com sua execução. Os iniciantes tem como objetivo a manutenção por maior tempo na postura.
Esse tipo de Yoga confunde quem apenas vê, por ser a modalidade mais estática de todas dá a impressão de ser a mais simples e fácil, contudo não o é. Manter uma postura de Iyengar é um desafio à parte.
Raja Yoga
A prática de Yoga mais espiritual é vista como uma meditação ativa mais do que como uma rotina de exercícios físicos.
O Raja Yoga possui posturas mais voltadas para a meditação e para a conexão entre a mente e o espírito.
Recomendado para aqueles que buscam o estado de mindfulness e o controle do stress através de concentração e da meditação.
Saiba mais no artigo: 4 dicas para conciliar o Yoga com o RPG