voltar

O que é proteção articular

Data de postagem 26/08/2022 | escrito por

Um dos melhores métodos para evitar dores e desconfortos que surgem com o avançar da idade é a prevenção ativa. Nessa seara um prática ganha destaque: a proteção articular. Descubra e entenda como essas práticas poderão mudar e melhorar a sua vida.

A proteção articular, como o próprio nome diz, é um conceito que busca preservar de maneira ativa as articulações para que as dores pelo desgaste das cartilagens ou outros tecidos não surjam com o passar dos anos.

proteção articular

A prática traz muito resultados positivos no quesito de combate às dores laborais e também efeitos benéficos em prol da manutenção da saúde, promoção da qualidade de vida e melhoria no sistema cardiovascular.

A base por trás da proteção articular é sustentada por princípios básicos que entregam de forma efetiva os cuidados necessários para viver melhor.

O objeto do estudo da proteção articular é fundamentalmente a prática laboral, tudo aquilo que envolve a rotina de trabalho, porém não é errado adotar as boas práticas aprendidas com o método para o seu cotidiano.

Podemos facilmente expandir todo conceito para o nosso dia a dia e ter resultados positivos muito além daqueles colhidos na nossa jornada de trabalho.

Com pequenas mudanças de hábitos, atividades que não demandam mais do que cinco minutos por dia e consciência corporal, conseguimos prevenir dores que poderiam evoluir até mesmo para quadros crônicos.

Expectativas e resultados da proteção articular

Antes de falar sobre os pilares que sustentam a proteção articular devemos fazer somente um adendo em relação a expectativas e resultados da técnica.

A proteção articular é de fato efetiva em tudo que se propõe e é por isso que deverá haver uma integração das boas maneiras aprendidas com a prática de atividades e exercícios físicos.

Além disso, o nosso corpo deve ser observado com atenção. Dores que já existem poderão ser sanadas com o método, mas não é uma regra.

proteção articular, protecao articular, proteção das articulações

A proteção articular não substitui a presença no exercício ou o acompanhamento de um bom profissional no estúdio e muito menos a consulta com um médico ou fisioterapeuta.

Todas essas esferas (proteção articular, fisioterapia, médico, nutrição) são interdependentes e funcionam muito melhor quando preenchidas em conjunto.

Pilares da proteção articular

A proteção articular é um método utilizado para manter a saúde e integridade das suas articulações. Através do método é possível viver com maior qualidade de vida nas idades mais avançadas e com a disposição e conforto necessários para aproveitar os melhores momentos.

As boas práticas aprendidas no método são inúmeras e não são listadas de maneira subsequente ou obrigatória.

Ou seja, a proteção articular voltada para você pode ser totalmente diferente da proteção articular para o seu colega de trabalho ou daquela para um levantador olímpico de peso ou qualquer outro atleta profissional.

proteção articular, como evitar dores articulares, dor na lombar

Há uma base constituída de princípios para a proteção das suas articulações, mas o ideal é que um profissional habilitado e atencioso esteja ao seu lado para acompanhar a evolução do seu quadro.

Você poderá, sim, melhorar a sua vida agora apenas com os fundamentos passados aqui, mas para ser pleno e incisivo na sua saúde articular é necessário um bom estúdio e um acompanhamento específico e atencioso.

Equilíbrio atividade descanso

A proteção articular é um método que visa a atividade laboral como um todo e é com base na atividade laboral que o maior pilar é erguido: equilíbrio atividade descanso.

Para uma vida plena devemos manter a produtividade alta no trabalho e é por isso que o descanso é tão importante.

A produtividade está associada não a longas jornadas mas sim a resultados constantes de com entregas boas.

Dessa maneira, quando a balança do trabalho e descanso está bem equilibrada podemos descansar na hora certa (levantar da cadeira, caminhar um pouco no meio da jornada de trabalho) e trabalhar na hora que somos mais produtivos.

Conservação de energia

O intuito de falarmos do equilíbrio entre trabalho e descanso é justamente pensarmos na conservação e uso eficiente da nossa energia diária.

Todos os dias você tem a mesma energia para o trabalho? Não! Mas todos os dias você tem que trabalhar e é nessas horas que você deve trabalhar de forma eficiente para conservar a energia necessária para as demais atividades do dia a dia.

Nós utilizamos a nossa energia de forma inteligente quando trabalhamos de forma inteligente e nos exercitamos na medida certa, lembre-se que o exercício físico é o seu maior aliado nessa jornada.

Controle de postura

A sua postura é o local onde você mais exige das suas articulações e tendões. Manter-se em pé é uma dádiva que demorou anos para chegar à postura que temos (ou deveríamos ter).

proteção articular e controle da postura, proteção articular

Sentar-se de maneira curvada, andar com os pés abertos demais ou sobrecarregando os joelhos é um risco declarado para as suas articulações e é por isso que um dos princípios da proteção articular é o controle da postura.

Controlar a postura não é estar consciente o tempo todo sobre como você manter as costas eretas e o monitor do computador na altura dos olhos.

exercícios de proteção articular, proteção das articulações

O controle da postura vem por meio dos hábitos. No começo você realmente deverá ficar mais alerta em relação a como sentar ou a altura ideal do seu monitor, mas isso será superado quando o hábito estiver instalado no seu cotidiano.

Manter as costas eretas é difícil no começo e é por isso que o princípio é o controle da postura. Você irá controlar todos os seus trejeitos e domesticá-los para se tornarem instantâneos e inerentes a sua vida.

A proteção articular virá com o tempo e se o seu controle de postura for eficiente com pouco esforço você parará de sentir dores por esforços desnecessários nas articulações.

Entendimento da dor

Entender a sua dor é importante nesse processo para que não desperdice a sua energia tentando remediar uma coisa que não tem remédio.

Há dores e dores. Dores por postura inadequada são corrigidas de forma simples (mudanças de hábitos e fortalecimento muscular). Dores crônicas são tratadas com técnicas e pode ser necessário cirurgia.

Entender a sua dor é proteger de forma ativa as suas articulações.

Utilização correta dos tendões e articulações

Um dos maiores desdobramentos das práticas de proteção articular é entender a forma como os seus tendões e articulações funcionam.

Saber até onde a sua dor é suportável ou até onde você pode forçar uma determinada articulação ou movimento é crucial para não sobrecarregar um músculo ou agredir uma articulação.

proteção articular, proteção dos tendões, dores articulares, como cuidar das articulações
Por que é tão importante saber sobre os seus tendões e articulações?

Para ficar melhor ilustrado basta pensarmos que o nosso corpo cresce com o desconforto. Quando estamos em uma sala de musculação ou de pilates é “aceitável” sentir alguma dor relacionada à hipertrofia do músculo.

Alongamentos podem ser doloridos se nosso corpo está encurtado.

A grande questão é: até onde a dor é fruto do crescimento e até onde a dor é sem sentido ou pode ser prejudicial.

Entender mais sobre os seus tendões, articulações e a sua dor é algo que pode demandar muito tempo. Tempo que muitas vezes não temos.

É aí que entra o time da Vincere. Todos os nossos profissionais estão aptos para entregar os melhores resultados para os nossos assistidos e é por isso que o nosso Método traz os resultados mais sólidos.

vincere, protecao articular vincere, metodo vincere

Busque uma vida sem dores com quem mais entende do assunto e lembre-se sempre do nosso lema “Prevenção e Movimento”.