voltar

Pilates: saiba os benefícios no processo de reabilitação 

Data de postagem 24/01/2024 | escrito por
pilates

Quando buscamos alívio para dores crônicas e um tratamento eficaz, o pilates surge como uma alternativa no processo de reabilitação. Ao contrário da fisioterapia convencional, o pilates é um método completo centrado no equilíbrio neuromuscular do corpo como um todo.

Os princípios fundamentais do pilates são aliados poderosos na busca por resultados concretos.

Para aqueles que valorizam a qualidade de vida, o método oferece benefícios, como aumento da força muscular, melhora da mobilidade e amplitude de movimento, além de promover melhorias na função, flexibilidade e coordenação motora.

Já em casos de dores crônicas, o pilates se destaca no pré ou pós-operatório de cirurgias ortopédicas, tratamento conservador e disfunções neurológicas, como Parkinson e esclerose múltipla.

O método vai além da abordagem segmentar, tratando e equilibrando adaptações musculares, faciais e neurais resultantes de lesões.

Leia também: Benefícios da fisioterapia preventiva depois dos 40

Como o pilates ajuda na reabilitação?

O pilates é uma modalidade de eficácia cientificamente comprovada e segura, sob a orientação de um profissional capacitado. Sua versatilidade e abordagem integral fazem dele uma ferramenta valiosa no processo de reabilitação, oferecendo uma ampla variedade de exercícios que aceleram a recuperação do paciente.

Ao contrário de atividades de alto impacto, o pilates prioriza a organização corporal em todos os momentos. Ou seja, essa característica garante que não haja danos nas articulações, ossos ou músculos durante o processo de reabilitação.

A integralidade do trabalho com pacientes em reabilitação é uma marca registrada do pilates. Enquanto trata a lesão específica, o método promove o fortalecimento e equilíbrio de todos os tecidos e regiões do corpo.

Além dos benefícios físicos, o pilates contribui para a melhora da circulação, dos líquidos corporais e da produção química que promove a sensação de bem-estar, impactando positivamente no equilíbrio físico, mental e emocional.

A versatilidade do pilates torna-o adaptável a uma variedade de públicos e tipos de tratamento. Seus exercícios podem ser ajustados para atender às necessidades específicas de cada paciente, contando com uma variedade de acessórios e equipamentos que oferecem estímulos distintos.

Dessa forma, essa abordagem personalizada torna o pilates acessível a todos, independentemente de idade, condição física ou restrições individuais.

Pilates na reabilitação de AVC: recuperação motora e respiratória

O Pilates é uma ferramenta valiosa na reabilitação pós-AVC, onde sequelas complexas nos sistemas sensorial e motor podem ser tratadas eficazmente. Assim, o método trabalha na melhoria da amplitude de movimento, coordenação motora, flexibilidade e postura, proporcionando estabilidade e evitando agravamentos.

Além disso, na esfera respiratória, o Pilates auxilia na recuperação da capacidade pulmonar, contribuindo significativamente para a qualidade de vida dos pacientes.

No Método Integrado Vincere®, oferecemos uma abordagem personalizada do pilates na reabilitação. Com foco na melhoria da qualidade de vida, nosso tratamento visa a aliviar as dores, promover o equilíbrio neuromuscular e proporcionar uma vida ativa.

Pilates na reabilitação cardíaca

Para pacientes cardiopatas em processo de reabilitação, o pilates se destaca como uma intervenção eficaz na promoção do condicionamento muscular e respiratório.

Além de restabelecer funções, o método contribui para a redução de internações e mortalidade. Dessa forma, proporciona melhorias clínicas com a devida supervisão médica e acompanhamento profissional habilitado.

Reabilitação de hérnia de disco: consciência de movimento e equilíbrio funcional

A hérnia de disco, comum no desgaste dos discos intervertebrais, pode ser tratada de maneira eficaz com o pilates. Isso porque a prática estimula a consciência de movimento saudável, promovendo o alongamento, fortalecimento e equilíbrio funcional da musculatura envolvente da coluna. 

Nesse sentido, o pilates contribui para a flexibilidade, postura adequada e redução das dores, beneficiando pacientes em todos os estágios da doença e prevenindo futuras ocorrências.

Pilates no Método Integrado Vincere®: transformando vidas

Por fim, a reabilitação, definida como a busca pelo bem-estar biopsicossocial, encontra no pilates um aliado valioso. De forma eficaz, podemos tratar dores crônicas, lesões e condições neurológicas, promovendo não apenas a recuperação física, mas também melhorias psicológicas.

Em resumo, o pilates não apenas trata lesões específicas, mas também eleva a qualidade de vida, promovendo a integridade física e emocional dos praticantes. O pilates no Método Integrado Vincere® vai além do tratamento convencional.

Desse modo, se você busca uma abordagem completa para alívio de dores crônicas, melhora da mobilidade e qualidade de vida, agende uma sessão conosco. Descubra como o pilates pode ser o caminho para uma vida ativa, saudável e sem limitações!