voltar

O que é densidade óssea

Data de postagem 06/07/2022 | escrito por

É muito comum ouvirmos inúmeros comentários sobre a densidade óssea quando chegamos na melhor idade e buscamos um boost de performance para as atividades do dia a dia por meio do movimento, da prevenção e do fortalecimento musculoesquelético.

Mas afinal o que é densidade óssea? Por que é tão importante ficarmos atentos à densidade óssea? Como posso melhorar a minha densidade óssea? 

o que é densidade óssea, como prevenir a osteoporose, tecido ósseo

Fique conosco até o fim dessa publicação e descubra a resposta para  todas essas e outras dúvidas. Saiba como melhorar a sua vida, sua produtividade e principalmente o seu bem estar por meio do método Vincere e os benefícios da prevenção e do movimento.

O que é densidade óssea?

A densidade óssea é a quantidade de minerais que existem em um volume de tecido ósseo, ou seja, é quão denso e forte são os seus ossos.

Também chamada de densidade mineral óssea, essa proporção nos permite analisar e afirmar o quão resistente e resiliente é o corpo para exercícios físicos e atividades que envolvem o corpo como um todo.

Em outras palavras: ter uma boa densidade óssea te garante mais qualidade de vida e independência para executar todas as tarefas diárias sem o auxílio de aparelhos ou pessoas para cuidar de você.

Por que a densidade óssea é tão importante?

Imagine que você tem um prédio gigante, bem construído, decorado pela melhor arquiteta do mundo mas com uma estrutura frágil e insustentável.

O que você espera desse prédio? Que ele vá durar muito tempo ou não? Que ele precisa de um engenheiro ou pode seguir sozinho? Não precisa responder pois você e eu sabemos qual é o destino dessa belíssima, mas frágil, construção.

O nosso esqueleto é a estrutura que sustenta o nosso corpo. Todos os nossos músculos, órgãos e sistemas dependem dos ossos de alguma forma e é por isso que ter uma boa densidade óssea é tão importante.

De nada adianta estarmos com todos os sistemas do corpo em perfeito se estado se o sistema esquelético é negligenciado.

exercícios físicos e densidade óssea, como a densidade óssea afeta a vida

Além disso, quanto mais densos são os nossos ossos mais seguros estamos em realizar atividades de impacto e mais saudáveis estamos por causa da manutenção do sistema imunológico.

Como melhorar a densidade óssea?

Basicamente melhoramos a nossa densidade óssea por meio da musculação terapêutica com impacto controlado, equipamentos certos, fisioterapeutas treinados e mudanças de hábitos posturais.

O acompanhamento médico, nutricional e principalmente físico é de fundamental necessidade e faz com que a saúde óssea seja melhorada e mantida de maneira confortável e satisfatória.

Dieta e exercícios

Possuir uma boa dieta, rico em minerais e nutrientes necessários para a manutenção dos ossos é um dos pontos chaves para ter uma boa densidade óssea.

Outro pilar é ser adepto de uma modalidade de exercícios que respeite não somente as suas limitações como também as suas características ósseas e promova os cuidados necessários para o fortalecimento musculoesquelético de forma eficiente, dinâmica e gostosa de ser desenvolvida.

O processo de aumento da densidade óssea deve ser sempre assistido pelos mais competentes e habilitados profissionais, a fim de ser o mais breve possível e ocorrer de forma contínua para a manutenção dos benefícios.

Baixa densidade óssea pode atrapalhar os exercícios físicos?

Exercícios físicos tiram o nosso corpo da zona de conforto e promovem a melhoria da saúde física e mental de forma positiva se forem corretamente executados e orientados.

Contudo, para pessoas com baixa densidade óssea ou quaisquer problemas relacionados ao desgaste prematuro das cartilagens, a atividade física deve ter total atenção.

A densidade óssea baixa não é uma barreira ou limitação para os exercícios, pelo contrário, é um estímulo e uma motivação maior para o fortalecimento musculoesquelético.

Método Vincere – Prevenção e Movimento para baixa densidade óssea

Os exercícios adotados devem ser diferentes tanto na sua execução quanto na sua condução, afinal não devem sobrecarregar as articulações e o tecido ósseo.

Deste ponto surge a obrigação de se adotar um método único de exercício assistido para pessoas com idades mais avançadas ou com baixa densidade óssea por problemas fisiológicos.

densidade óssea, como melhorar a densidade óssea

O Método Vincere é voltado para o público que merece essa atenção e cuidados necessários para o bem viver, a independência nas atividades cotidianas e para aqueles que, que ainda jovens, pensam em alcançar idades avançadas com saúde, disposição,  movimento e independência.

Siga-nos no Instagram @vincere.fisio

Conheça nossas soluções Acesse